Atri­to en­tre os po­de­res

Ten­são. Pre­si­den­te do STF re­ba­te Re­nan por cha­mar ma­gis­tra­do da ope­ra­ção Mé­tis de ‘jui­ze­co’. Te­mer atu­a­rá pa­ra apa­zi­guar os ânimos

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A re­a­ção enér­gi­ca do pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros, à ope­ra­ção Mé­tis, que pren­deu qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos e fez bus­cas na Ca­sa, de­sen­ca­de­ou cri­se com o Ju­di­ciá­rio.

Pre­si­den­te do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), Cár­men Lú­cia re­a­giu on­tem às crí­ti­cas do se­na­dor, que cha­mou o ma­gis­tra­do de ‘jui­ze­co’. “Não há a me­nor ne­ces­si­da­de de, em uma con­vi­vên­cia de­mo­crá­ti­ca li­vre e harmô­ni­ca, ha­ver qu­al­quer ti­po de ques­ti­o­na­men­to que não se­ja nos es­trei­tos li­mi­tes da cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de e da le­ga­li­da­de.”

As­so­ci­a­ções de juí­zes e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co tam­bém cri­ti­ca­ram a de­cla­ra­ção.

A fa­la de Re­nan foi vis­ta co­mo pre­cau­ção pa­ra evi­tar no­vas ações da Po­lí­cia Fe­de­ral no Con­gres­so e te­ve res­pal­do dos par­la­men­ta­res. O se­na­dor dis­se que fez o mes­mo que a mi­nis­tra – de­fen­der o po­der que pre­si­de – e man­te­ve as crí­ti­cas. “Acho que fal­tou uma re­pri­men­da ao juiz de pri­mei­ra ins­tân­cia que usur­pou a com­pe­tên­cia do STF.”

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia, fez co­ro con­tra a ação. “Foi uma ope­ra­ção du­vi­do­sa. Ho­je é Se­na­do, ama­nhã po­de ser a pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.”

O Se­na­do de­ve apre­sen­tar ho­je ação ao STF pe­din­do que se­jam fi­xa­dos li­mi­tes da atu­a­ção dos po­de­res e a ope­ra­ção Mé­tis, in­va­li­da­da.

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer ten­ta evi­tar que o go­ver­no te­nha la­do na dis­cus­são e tra­ba­lha pa­ra has­te­ar bandeira bran­ca. Foi mar­ca­da pa­ra ho­je reu­nião com os pre­si­den­te do STF, Se­na­do e Câ­ma­ra pa­ra evi­tar que a tro­ca de far­pas se trans­for­me em cri­se ins­ti­tu­ci­o­nal. Com a agen­da lo­ta­da Cár­men Lú­cia não de­ve com­pa­re­cer. Um no­vo en­con­tro es­ta agen­da­do pa­ra sex­ta-fei­ra.

“To­das as ve­zes que um juiz é agre­di­do, eu e ca­da um de nós, juí­zes é (sic) agre­di­do. Não é ad­mis­sí­vel aqui, fo­ra dos au­tos, que qu­al­quer juiz se­ja di­mi­nuí­do ou des­mo­ra­li­za­do.”

CÁR­MEN LÚ­CIA, PRE­SI­DEN­TE DO SU­PRE­MO TRI­BU­NAL FE­DE­RAL

“En­quan­to es­se juiz ou qu­al­quer juiz con­ti­nu­ar a usur­par as com­pe­tên­ci­as do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral con­tra o Le­gis­la­ti­vo, sin­ce­ra­men­te não pos­so cha­ma-lo no au­men­ta­ti­vo.”

RE­NAN CA­LHEI­ROS, PRE­SI­DEN­TE DO SE­NA­DO

| JO­NAS PE­REI­RA/SE­NA­DO

Re­nan res­pon­de a 8 inqué­ri­tos no STF

| LUIZ SIL­VEI­RA/AGÊN­CIA CNJ

Mi­nis­tra re­ba­teu crí­ti­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.