Ban Ki-Mo­on é fa­vo­ri­to pa­ra pre­si­dir Co­reia do Sul

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O se­cre­tá­rio-ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), Ban Ki-mo­on, é fran­co fa­vo­ri­to pa­ra se tor­nar o pró­xi­mo pre­si­den­te da Co­reia do Sul - se qui­ser o car­go - gra­ças ao re­co­nhe­ci­men­to de sua po­si­ção des­ta­ca­da e ao que é vis­to co­mo uma opo­si­ção fra­ca.

Dis­pu­tar a elei­ção de de­zem­bro de 2017 lan­ça­ria Ban em uma are­na po­lí­ti­ca bem mais agres­si­va do que a di­plo­ma­cia glo­bal à qual es­tá acos­tu­ma­do, ex­pon­do

“Es­tou ci­en­te das ex­pec­ta­ti­vas de mui­tos de que eu de­ve­ria es­tar dis­po­ní­vel pa­ra um fu­tu­ro me­lhor”

sua fa­mí­lia, fi­nan­ças e car­rei­ra a um exa­me in­ten­so.

Ban tem fei­to si­lên­cio so­bre seus pla­nos. Em en­tre­vis­ta, o atu­al che­fe da ONU dis­se que de­ci­di­rá seu fu­tu­ro quan­do vol­tar a seu país em ja­nei­ro, uma vez que seu man­da­to na ONU ter­mi­na no fi­nal do ano.

Por ou­tro la­do, o sul-co­re­a­no dis­se à agên­cia “Reuters” em sua fa­la mais cla­ra até ago­ra, que es­tá “ci­en­te das ex­pec­ta­ti­vas de mui­tas pes­so­as na Co­reia (do Sul) de que eu de­ve­ria es­tar dis­po­ní­vel pa­ra um fu­tu­ro me­lhor pa­ra o meu país”.

Le­van­do em con­ta o or­gu­lho que seus com­pa­tri­o­tas sen­tem de Ban co­mo “pre­si­den­te do mun­do” e a fal­ta de con­cor­ren­tes de pe­so, as pes­qui­sas elei­to­rais o co­lo­cam na di­an­tei­ra pa­ra a elei­ção do ano que vem. O che­fe da ONU é o úni­co can­di­da­to a ter mais de 20% das in­ten­ções de vo­tos.

Con­tra sua can­di­da­tu­ra, pe­sam a fal­ta de ba­se po­lí­ti­ca no país e sua dé­ca­da de au­sên­cia en­quan­to es­te­ve na ONU, além de sua ida­de, 72 anos.

BAN KI-MO­ON, SE­CRE­TÁ­RIO-GE­RAL DA ONU

| MI­KE SEGAR/REUTERS

Se­cre­tá­rio-ge­ral da ONU faz mis­té­rio so­bre can­di­da­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.