Su­pre­mo bar­ra pro­je­to de ‘de­sa­po­sen­ta­ção’

Pro­pos­ta, que tra­mi­ta­va des­de 2014 e au­men­ta­va be­ne­fí­cio de qu­em ain­da tra­ba­lha, foi re­jei­ta­da por 7 a 4

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) “apo­sen­tou” on­tem o pro­je­to de “de­sa­po­sen­ta­ção” por se­te vo­tos con­tra (Di­as Tof­fo­li, Te­o­ri Za­vasc­ki, Edson Fa­chin, Luiz Fux, Gil­mar Men­des, Cel­so de Mel­lo e a pre­si­den­te da Cor­te, Cár­men Lú­cia) e qua­tro a fa­vor (Mar­co Au­ré­lio Mel­lo, Luís Ro­ber­to Bar­ro­so, Ro­sa We­ber e Ri­car­do Lewan­dows­ki).

A mai­o­ria dos mi­nis­tros en­ten­deu que o sis­te­ma pre­vi­den­ciá­rio pú­bli­co no Bra­sil é ba­se­a­do no prin­cí­pio da so­li­da­ri­e­da­de e que não há pre­vi­são na lei pa­ra o acrés­ci­mo. Uma mu­dan­ça do ti­po, por­tan­to, só po­de­ria ser es­ta­be­le­ci­da pe­lo Con­gres­so, não pe­lo Ju­di­ciá­rio.

O te­ma co­me­çou a ser ana­li­sa­do pe­la Cor­te em 2010 e tra­zia pre­o­cu­pa­ção ao go­ver­no pe­lo im­pac­to nos co­fres pú­bli­cos. Se o re­cál­cu­lo das apo­sen­ta­ri­as fos­se apro­va­do, as des­pe­sas su­bi­ri­am R$ 7,7 bi­lhões por ano. An­tes da de­ci­são do Su­pre­mo, se­gu­ra­dos ga­nha­ram ações in­di­vi­du­ais na Jus­ti­ça pa­ra ob­ter a re­vi­são da apo­sen­ta­do­ria. E mais de 180 mil ou­tros pro­ces­sos es­ta­vam pa­ra­dos em to­do o país aguar­dan­do a de­ci­são.

Ago­ra, ela de­ve­rá ser se­gui­da por to­das as de­mais ins­tân­ci­as ju­di­ci­ais. Ho­je, os mi­nis­tros vol­tam a se reu­nir pa­ra de­fi­nir co­mo se­rá a apli­ca­ção da de­ci­são so­bre aque­las pes­so­as que con­se­gui­ram o be­ne­fí­cio mai­or em ou­tros tri­bu­nais.

| CAR­LOS HUMBERTO / SCO STF

Ple­ná­rio do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, em Bra­sí­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.