Su­pre­mo jul­ga­rá ação que ame­a­ça Re­nan Ca­lhei­ros

3 de no­vem­bro. Cor­te de­ci­di­rá se réus po­dem se­guir na li­nha su­ces­só­ria do Pla­nal­to; pre­si­den­te do Se­na­do é al­vo de 11 inqué­ri­tos

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RAPHAEL VELEDA

O STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) de­ve jul­gar da­qui a uma se­ma­na se réus em ações pe­nais po­dem es­tar na li­nha su­ces­só­ria da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. A mi­nis­tra Cár­men Lú­cia, pre­si­den­te da Cor­te, mar­cou on­tem o jul­ga­men­to, que aten­de a um pe­di­do da Re­de Sus­ten­ta­bi­li­da­de fei­to em maio des­te ano, que ti­nha co­mo al­vo o en­tão pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), mas ago­ra po­de atin­gir em cheio o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL).

Re­nan, que pro­ta­go­ni­za uma cri­se ins­ti­tu­ci­o­nal com o Po­der Ju­di­ciá­rio des­de que a Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou uma ope­ra­ção con­tra a Po­lí­cia do Se­na­do, na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, não é réu, mas é al­vo de 11 inqué­ri­tos em tra­mi­ta­ção no Su­pre­mo. Se o pe­di­do da Re­de for jul­ga­do pro­ce­den­te e al­gu­ma de­nún­cia con­tra o pe­e­me­de­bis­ta for acei­ta, ele de­ve ser afas­ta­do da pre­si­dên­cia do Se­na­do. A li­nha su­ces­só­ria Em ca­so de au­sên­cia per­ma­nen­te ou tem­po­rá­ria do pre­si­den­te (quan­do ele vi­a­ja, por exem­plo), a su­ces­são se dá, na or­dem, pe­lo vi­ce – atu­al­men­te não há – e pe­los pre­si­den­tes da Câ­ma­ra, do Se­na­do e do STF, nes­sa or­dem. Re­nan na mi­ra O mi­nis­tro do STF Edson Fa­chin li­be­rou pa­ra jul­ga­men­to, no úl­ti­mo dia 4, de­nún­cia apre­sen­ta­da con­tra Re­nan por ter des­pe­sas de uma fi­lha su­pos­ta­men­te ban­ca­das pe­la em­prei­tei­ra Men­des Jú­ni­or. O ca­so é de 2007 e Re­nan foi de­nun­ci­a­do pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca em 2013 por pe­cu­la­to, fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e uso de do­cu­men­to fal­so.

Ca­be a Cár­men Lú­cia de­ci­dir a da­ta do jul­ga­men­to. On­tem, em en­tre­vis­ta no Se­na­do, Re­nan dis­se não ter “ne­nhu­ma pre­o­cu­pa­ção” e que é o “mai­or in­te­res­sa­do” no jul­ga­men­to.

| PE­DRO LADEIRA/FOLHAPRESS

Pre­si­den­te do Se­na­do em en­tre­vis­ta, on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.