STF MAR­COU JUL­GA­MEN­TO AN­TES DO IN­SUL­TO DE RE­NAN.

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁUDIO HUMBERTO CLAUDIO.HUMBERTO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

“É UM PUXADINHO DA ES­QUER­DA” DE­PU­TA­DO MAR­CO FELICIANO (PSC-SP) SO­BRE A UNE E DEFENDENDO CPI PA­RA INVESTIGÁ-LA

Es­tá mar­ca­do des­de sex­ta (21), três di­as an­tes da co­le­ti­va de Re­nan Ca­lhei­ros in­sul­tan­do um juiz, o jul­ga­men­to no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) da ação que pre­vê o afas­ta­men­to de au­to­ri­da­de da li­nha su­ces­só­ria pre­si­den­ci­al que vi­rou réu na Jus­ti­ça. Por is­so, não se po­de atri­buir a “re­ta­li­a­ção” o jul­ga­men­to mar­ca­do pa­ra a ter­ça (3). Mi­nis­tros do STF sus­pei­tam, até, que Re­nan con­vo­cou a ra­ra co­le­ti­va, cri­an­do o in­sul­to “jui­ze­co”, pa­ra fa­zer pa­re­cer que o jul­ga­men­to se­ria “re­ta­li­a­ção”.

HÁ PRECEDENTE.

O precedente ex­pli­ca a afo­ba­ção de Re­nan: o STF afas­tou Edu­ar­do Cu­nha por ava­li­ar que réu não po­de es­tar na li­nha su­ces­só­ria.

DE­CI­SÃO NA QUIN­TA.

A mi­nis­tra Cár­men Lú­cia de­ci­diu na quin­ta (20) in­cluir na pau­ta do dia 3 a ação que dei­xa Re­nan ner­vo­so, e pu­bli­cou a de­ci­são na sex­ta (21).

DESVIANDO O FO­CO.

Mi­nis­tro do STF dis­se achar que Re­nan quis des­vi­ar o fo­co, in­sul­tan­do o juiz: em vez de obs­tru­ção da Jus­ti­ça, dis­cu­te-se “in­va­são” do Se­na­do.

CORPORATIVISMO.

A re­a­ção exa­ge­ra­da à ope­ra­ção da PF po­de des­per­tar o corporativismo e fa­zer o Se­na­do apro­var a lei de Re­nan con­tra “abu­so de au­to­ri­da­de”.

REPATRIAÇÃO ‘LAVOU’ DI­NHEI­RO.

A Lei de Repatriação re­sul­tou ape­nas no pa­ga­men­to de im­pos­tos e mul­tas ca­ma­ra­das, na prá­ti­ca “la­van­do” os re­cur­sos. Além de tri­bu­tos, ne­nhum cen­ta­vo foi re­pa­tri­a­do e o di­nhei­ro ago­ra le­gal con­ti­nua lá fo­ra.

DESAPONTAMENTO.

A Po­lí­cia Fe­de­ral fi­cou de­sa­pon­ta­da com a de­ci­são do juiz Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra de não re­no­var a pri­são do di­re­tor da Po­lí­cia do Se­na­do, ho­mem de con­fi­an­ça de Re­nan Ca­lhei­ros. A PF con­ta­va com a pri­são pre­ven­ti­va pa­ra for­ta­le­cer os for­tes in­dí­ci­os de obs­tru­ção da Jus­ti­ça.

| RE­NA­TO COS­TA/FOLHAPRESS

Mi­nis­tra Cár­men Lú­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.