Ban­dei­ran­tes é a me­lhor ro­do­via do país, diz CNT

Pen­ta­cam­peã. Tre­cho ava­li­a­do fi­ca en­tre SP e Li­mei­ra. Das 20 li­ga­ções mais bem co­lo­ca­das, 19 são com­pos­tas por es­tra­das pau­lis­tas

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A ro­do­via dos Ban­dei­ran­tes (SP-348) é a me­lhor do país, se­gun­do ran­king da CNT (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Trans­por­te), di­vul­ga­do on­tem. A ava­li­a­ção foi re­ce­bi­da pe­lo tre­cho en­tre São Pau­lo e Li­mei­ra.

A clas­si­fi­ca­ção le­vou em con­ta três pi­la­res prin­ci­pais: qua­li­da­de de pa­vi­men­to, si­na­li­za­ção e ge­o­me­tria.

Pa­ra Dió­ge­nes Cor­ti­jo Cos­ta, pro­fes­sor do De­par­ta­men­to de Ge­o­tec­nia e Trans­por­tes da Fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria Ci­vil da Uni­camp, a ex­pli­ca­ção es­tá na mo­der­ni­da­de da ro­do­via. “Ela tem um tra­ça­do ge­o­mé­tri­co mais mo­der­no. Vem de um pro­je­to mais re­cen­te, com acos­ta­men­tos, si­na­li­za­ção e fre­quen­te ma­nu­ten­ção. Is­so faz di­fe­ren­ça”, ex­pli­ca.

Nas ava­li­a­ções das 20 me­lho­res li­ga­ções ro­do­viá­ri­as do país – ex­ten­são for­ma­da por uma ou mais ro­do­vi­as com gran­de mo­vi­men­to en­tre du­as ci­da­des–, 19 são com­pos­tas por es­tra­das pau­lis­tas.

Se­gun­do Jef­fer­son Cris­ti­a­no, co­or­de­na­dor de Es­ta­tís­ti­cas e pes­qui­sas da CNT, as mai­o­res no­tas fo­ram de es­tra­das con­ces­si­o­na­das, bem à fren­te das ro­do­vi­as sob ges­tão pú­bli­ca.

Pi­o­ra no país No país, a pes­qui­sa CNT mos­trou que, de 103 mil km ava­li­a­dos, 58,2% têm al­gum ti­po de pro­ble­ma.

A pes­qui­sa re­ve­la que 48,3% dos tre­chos ava­li­a­dos re­ce­be­ram clas­si­fi­ca­ção re­gu­lar, ruim ou pés­si­mo em re­la­ção ao pa­vi­men­to. Na si­na­li­za­ção, 51,7% das ro­do­vi­as apre­sen­ta­ram al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia. Na va­riá­vel ge­o­me­tria da via fo­ram cons­ta­ta­das fa­lhas em 77,9% da ex­ten­são pes­qui­sa­da.

O es­tu­do mos­tra ain­da au­men­to de 26,6% no nú­me­ro de pon­tos crí­ti­cos (tre­chos com bu­ra­cos gran­des, que­das de bar­rei­ras, pon­tes caí­das e ero­sões) en­tre 2015 e 2016, pas­san­do de 327 pa­ra 414 Ele abran­ge to­da a ma­lha pa­vi­men­ta­da fe­de­ral e as prin­ci­pais ro­do­vi­as es­ta­du­ais.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/AUTOBAN

Tre­cho da ro­do­via dos Ban­dei­ran­tes na re­gião de Campinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.