In­cên­di­os mar­cam ter­cei­ro dia de des­mon­te da ‘sel­va’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Imi­gran­tes do cam­po de Ca­lais, co­nhe­ci­do co­mo “Sel­va”, tes­te­mu­nha­ram on­tem o ter­cei­ro dia de uma ope­ra­ção do go­ver­no pa­ra es­va­zi­ar o lu­gar, após uma noi­te de in­cên­di­os em bar­ra­cas e abri­gos e al­gu­mas ex­plo­sões de bo­ti­jões.

A ope­ra­ção de trans­fe­rên­cia de imi­gran­te con­ti­nua ho­je pa­ra re­mo­ver os abri­gos va­zi­os e evi­tar que imi­gran­tes atei­em fo­go aos bar­ra­cos. Se­gun­do a ad­mi­nis­tra­do­ra re­gi­o­nal Fa­bi­en­ne Buc­cio, os in­cên­di­os nos abri­gos são co­muns em al­gu­mas cul­tu­ras. “É par­te de uma tra­di­ção. Nós pre­fe­ri­mos que eles evi­tem e te­mos pe­di­do que não bo­tem fo­go, mas eles o fa­zem mes­mo as­sim”.

Por­to in­se­gu­ro Nos úl­ti­mos anos, imi­gran­tes em fu­ga das guer­ras e da po­bre­za fo­ra da Eu­ro­pa se con­gre­ga­ram em Ca­lais, o prin­ci­pal por­to de en­tra­da pa­ra o Rei­no Uni­do a par­tir da Fran­ça, na es­pe­ran­ça de co­me­çar vi­das no­vas fa­zen­do a cur­ta tra­ves­sia ma­rí­ti­ma.

O go­ver­no fran­cês de­ci­diu des­mon­tar o lu­gar após crí­ti­cas de po­lí­ti­cos de di­rei­ta e de opo­si­to­res lo­cais à pre­sen­ça de mais de 6 mil pes­so­as vi­ven­do no cam­po pre­cá­rio e in­sa­lu­bre.

Mais de 4 mil pes­so­as fo­ram le­va­das de ôni­bus pa­ra cen­tros de re­cep­ção em to­da a Fran­ça des­de se­gun­da-fei­ra, iní­cio da ope­ra­ção. A pre­vi­são é que até o fim des­ta se­ma­na o lu­gar es­te­ja to­tal­men­te es­va­zi­a­do.

| P. WOJAZER/REU­TERS

Mo­ra­dor de Ca­lais fo­ge le­van­do per­ten­ces; se­gun­do ad­mi­nis­tra­ção, imi­gran­tes co­me­çam in­cên­di­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.