58% da vi­da sel­va­gem de­sa­pa­re­ce em 46 anos

Es­tu­do mos­tra que aque­ci­men­to glo­bal por ação hu­ma­na fez des­pen­car di­ver­si­da­de des­de 1970

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A po­pu­la­ção mun­di­al de ani­mais di­mi­nuiu qua­se 60% des­de 1970 por ação hu­ma­na, dis­se on­tem re­la­tó­rio da ONG am­bi­en­tal WWF. A abun­dân­cia de bi­o­di­ver­si­da­de di­mi­nuiu 58% en­tre 1970 e 2012 e po­de che­gar a 67% de que­da até 2020, se man­ti­do o rit­mo atu­al.

“A vi­da sel­va­gem es­tá de­sa­pa­re­cen­do a uma ve­lo­ci­da­de iné­di­ta pa­ra o nos­so tem­po”, afir­mou Mar­co Lam­ber­ti­ni, di­re­tor ge­ral da WWF. “Es­ta­mos en­tran­do em uma no­va era: o An­tro­po­ce­no”, dis­se Lam­ber­ti­ni, se re­fe­rin­do à jun­ção das pa­la­vras “an­tro­pos” (gre­go pa­ra “hu­ma­no”) e “ce­no” (tam­bém gre­go, pa­ra pe­río­do ge­o­ló­gi­co).

Pe­lo re­la­tó­rio, o au­men­to da po­pu­la­ção hu­ma­na ame­a­ça a fau­na por­que lim­pa áre­as pa­ra cri­ar fa­zen­das e ci­da­des. Ou­tros fa­to­res de ris­co à vi­da sel­va­gem in­clu­em po­lui­ção, ca­ça e mu­dan­ças cli­má­ti­cas. Ain­da há tem­po Pa­ra es­pe­ci­a­lis­tas, a ten­dên­cia é re­ver­sí­vel. “Os da­dos mos­tram re­du­ção, não ex­tin­ção”, dis­se Ken Nor­ris, di­re­tor da So­ci­e­da­de Zo­o­ló­gi­ca de Lon­dres, que aju­dou a WWF com o re­la­tó­rio.

Um si­nal po­si­ti­vo é o pac­to pa­ra con­ter mu­dan­ças cli­má­ti­cas, as­si­na­do por qua­se 200 paí­ses em 2015. Ou­tro é se fo­rem im­ple­men­ta­das cor­re­ta­men­te as me­tas de sus­ten­ta­bi­li­da­de pro­pos­tas em 2015 pe­la ONU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.