É ho­ra da ba­ta­lha fi­nal no ABC

Fu­tu­ro das ci­da­des de San­to An­dré e São Bernardo es­tá nas mãos de 1,1 mi­lhão de elei­to­res que vão às ur­nas no do­min­go

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Che­ga ao fim no do­min­go o se­gun­do tur­no das elei­ções mu­ni­ci­pais. São aguar­da­dos pa­ra de­ci­dir quem se­rão os fu­tu­ros pre­fei­tos de San­to An­dré e São Bernardo 1,1 mi­lhão de elei­to­res.

São Ca­e­ta­no fi­na­li­zou o pro­ces­so no pri­mei­ro tur­no, no dia 2, ele­gen­do Jo­sé Au­ric­chio Jú­ni­or (PSDB) com 34,34% dos vo­tos vá­li­dos. A se­gun­do eta­pa nas elei­ções exis­te ape­nas pa­ra mu­ni­cí­pi­os com mais de 200 mil elei­to­res ou em ci­da­des em que um dos can­di­da­tos te­nha al­can­ça­do mais de 50% dos vo­tos.

O se­gun­do tur­no na re­gião foi mar­ca­do pe­la ele­va­ção das tem­pe­ra­tu­ras. So­bra­ram acu­sa­ções so­bre o pas­sa­do po­lí­ti­co e no­vos apoi­os nes­ta fa­se.

Em San­to An­dré, a de­ci­são se­rá en­tre Pau­li­nho Ser­ra (PSDB), ven­ce­dor do pri­mei­ro tur­no com 35,85% dos vo­tos, e o atu­al pre­fei­to Carlos Gra­na (PT), que to­ta­li­zou 20,28%.

O re­sul­ta­do com o tu­ca­no na li­de­ran­ça sur­pre­en­deu quem es­pe­ra­va a re­pe­ti­ção do em­ba­te en­tre Gra­na e o ex-pre­fei­to Ai­dan Ra­vin (PSB), que aca­bou em ter­cei­ro com 17,04%. A des­van­ta­gem fez o pe­tis­ta par­tir pa­ra o ata­que. Em debates e en­tre­vis­tas, ele fez ques­tão de des­ta­car que Ser­ra foi seu se­cre­tá­rio por três anos. Pau­li­nho não ne­gou o pas­sa­do, mas jo­gou a cul­pa de sua saí­da na pre­sen­ça do PT no go­ver­no e res­sal­tou o mo­men­to ruim do par­ti­do no ce­ná­rio na­ci­o­nal.

São Bernardo tem o se­gun­do tur­no pro­ta­go­ni­za­do por Orlando Mo­ran­do (PSDB), ven­ce­dor na pri­mei­ra fa­se com 45,07% dos vo­tos vá­li­dos, e Alex Ma­nen­te (PPS), que al­can­çou 28,41%.

Os dois são vis­tos com bons olhos pe­lo go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB). Ape­sar de la­dos pa­re­ci­dos, eles têm tro­ca­do acu­sa­ções fo­ca­das nos apoi­os.

De fo­ra do se­gun­do tur­no após a der­ro­ta de Tar­ci­sio Se­co­li, que con­quis­tou o ter­cei­ro lu­gar com 22,57%, o PT se trans­for­mou em ali­an­ça “non gra­ta”. Ape­sar de não se po­si­ci­o­nar, a si­gla, de­sa­fe­to his­tó­ri­co dos tu­ca­nos, tem de­sen­co­ra­ja­do seus mi­li­tan­tes a vo­tar em Mo­ran­do. O de­pu­ta­do es­ta­du­al acu­sa Ma­nen­te de es­con­der o apoio pe­tis­ta. Já Ma­nen­te afir­ma que o ver­me­lho é Mo­ran­do, que ofi­ci­a­li­zou ali­an­ça com o PC do B.

Pa­ra quem tem dúvidas em quem vo­tar, o Me­tro Jor­nal apre­sen­ta abai­xo o per­fil dos can­di­da­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.