Mé­tis é sus­pen­sa

Mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki man­da Jus­ti­ça Fe­de­ral en­vi­ar ao Su­pre­mo in­ves­ti­ga­ção que apre­en­deu equi­pa­men­tos de es­cu­ta e pren­deu 4 po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MAR­CE­LO FREITAS

Es­to­pim da cri­se en­tre Ju­di­ciá­rio e Con­gres­so, a ope­ra­ção Mé­tis foi sus­pen­sa on­tem pe­lo mi­nis­tro do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) Te­o­ri Za­vasc­ki. A de­ci­são li­mi­nar aten­de re­cla­ma­ção apre­sen­ta­da por Antô­nio Ta­va­res, um dos qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos pre­sos na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, acu­sa­dos de fa­zer var­re­du­ras em re­si­dên­ci­as e ga­bi­ne­tes de se­na­do­res pa­ra atra­pa­lhar in­ves­ti­ga­ções co­mo da ope­ra­ção La­va Ja­to. To­dos já es­tão em li­ber­da­de.

Te­o­ri de­ter­mi­nou tam­bém que as in­ves­ti­ga­ções que es­ta­vam nas mãos do juiz fe­de­ral Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra, da 10ª Vara Fe­de­ral de Brasília, se­jam re­me­ti­das ao STF.

Se­rá ana­li­sa­do se hou­ve usur­pa­ção de com­pe­tên­cia, ou se­ja, ten­ta­ti­va de in­ves­ti­ga­ção in­di­re­ta de se­na­do­res que, por te­rem fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, têm a con­du­ta ana­li­sa­da ex­clu­si­va­men­te pe­lo Su­pre­mo.

“O exa­me dos au­tos na ori­gem re­ve­la, em cog­ni­ção su­má­ria, que, em­bo­ra a de­ci­são ju­di­ci­al ora qu­es­ti­o­na­da não fa­ça re­fe­rên­cia ex­pli­ci­ta so­bre pos­sí­vel par­ti­ci­pa­ção de par­la­men­tar nos fa­tos apu­ra­dos no juí­zo de pri­mei­ro grau, vol­ta-se cla­ra­men­te a es­sa re­a­li­da­de”, es­cre­veu o mi­nis­tro. Mal-es­tar A en­tra­da da Po­lí­cia Fe­de­ral no Se­na­do ge­rou re­a­ção do pre­si­den­te da Ca­sa, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), que cha­mou o juiz de ‘jui­ze­co’ e su­ge­riu uma ‘re­pri­men­da’ por par­te do Ju­di­ciá­rio.

Em re­a­ção, a pre­si­den­te do STF, Cár­men Lú­cia, co­brou res­pei­to aos juí­zes e dis­se que se sen­tia pes­so­al­men­te ofen­di­da. Cli­ma ten­so O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer ten­tou pro­mo­ver na quar­ta-fei­ra um en­con­tro dos che­fes dos três Po­de­res pa­ra dis­ten­si­o­nar a cri­se. Não hou­ve reu­nião nem êxi­to na es­tra­té­gia.

O cli­ma pi­o­rou. Re­nan ar­ti­cu­lou a apro­va­ção do pro­je­to que aca­ba com a apo­sen­ta­do­ria com­pul­só­ria de juí­zes con­de­na­dos.

Em con­tra­par­ti­da, Cár­men Lú­cia pau­tou ação que im­pe­de réus de se­guir na li­nha su­ces­só­ria pre­si­den­ci­al. Re­nan é al­vo de 11 inqué­ri­tos no STF.

Uma reu­nião pré-agen­da­da pa­ra ho­je, com a pau­ta so­bre se­gu­ran­ça pú­bli­ca, po­de­ria co­lo­car o se­na­dor e a mi­nis­tra fren­te a fren­te. Mas nem Cár­men nem Re­nan es­ta­ri­am dis­pos­tos a sen­tar-se à mes­ma me­sa. De­vem man­dar re­pre­sen­tan­tes.

| PE­DRO LADEIRA/FO­LHA­PRESS

Equi­pa­men­tos an­ti­gram­pos fo­ram apre­en­di­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.