À es­pe­ra da mor­te

Marcos Pra­do re­ve­la no do­cu­men­tá­rio ‘Cu­ru­mim’ a dra­má­ti­ca jor­na­da de Mar­co Ar­cher, pri­mei­ro bra­si­lei­ro a ser exe­cu­ta­do por trá­fi­co de dro­gas no mun­do

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Fo­ram 11 anos no cor­re­dor da mor­te. Mar­co Ar­cher acre­di­ta­va que me­re­cia uma se­gun­da chan­ce pa­ra re­co­me­çar a vi­da. Não deu. Pre­so por trá­fi­co in­ter­na­ci­o­nal de dro­gas em 2004, qu­an­do foi pe­go no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal de Ja­car­ta, na In­do­né­sia, com 13,5 kg de co­caí­na es­con­di­dos em uma asa del­ta, o ins­tru­tor de voo li­vre se tor­nou o pri­mei­ro bra­si­lei­ro exe­cu­ta­do por trá­fi­co de dro­gas no mun­do, em ja­nei­ro de 2015, aos 53 anos.

A tra­je­tó­ria de Ar­cher é re­ve­la­da no do­cu­men­tá­rio “Cu­ru­mim” – o tí­tu­lo é uma re­fe­rên­cia ao ape­li­do do bra­si­lei­ro. Um dos des­ta­ques da 40ª Mos­tra In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma em São Pau­lo, o fil­me te­rá sua úl­ti­ma exi­bi­ção no even­to ho­je, às 21h30, no Ci­ne­mark Ci­da­de São Pau­lo.

“Eu que­ria mos­trar co­mo se­ria a vi­da do Cu­ru­mim de­pois que ele saís­se da pri­são, o ca­mi­nho que ia es­co­lher se­guir pa­ra a vi­da nor­mal, mas is­so nun­ca che­gou a acon­te­cer e pen­sei em de­sis­tir do fil­me. Mas de­pois achei que con­tar es­sa his­tó­ria fa­ria com que a mor­te de­le não te­nha si­do em vão,” acre­di­ta o ci­ne­as­ta Marcos Pra­do, pro­du­tor de “Tro­pa de Eli­te” (2007) e tam­bém di­re­tor de “Es­ta­mi­ra” (2004).

Além de con­ver­sar por te­le­fo­ne se­ma­nal­men­te com Ar­cher du­ran­te três anos, o ci­ne­as­ta re­ce­bia fil­ma­gens fei­tas por ele den­tro da pri­são de se­gu­ran­ça má­xi­ma de Ci­la­cap, na Ilha de Ja­va, on­de di­vi­dia a ce­la com ou­tros tra­fi­can­tes e até com ter­ro­ris­tas do Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

“O Cu­ru­mim que­ria dei­xar um le­ga­do, que­ria con­tar a his­tó­ria de­le pa­ra os jo­vens não re­pe­ti­rem o que ele fez”, con­clui Pra­do.

| FO­TOS: DI­VUL­GA­ÇÃO

Con­de­na­do es­pe­rou 11 anos até ser exe­cu­ta­do em 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.