“Es­ses pa­lha­ços só que­rem ser men­ci­o­na­dos nas re­des so­ci­ais”

O que é a “Te­o­ria do Pa­lha­ço Fan­tas­ma”? Eu usei es­se ter­mo pe­la

Metro Brazil (ABC) - - Dia Das Bruxas - LO­REN CO­LE­MAN Au­tor e es­pe­ci­a­lis­ta em crip­to­zo­o­lo­gia

pri­mei­ra vez de­pois que, em maio de 1981, sur­gi­ram re­la­tos so­bre pes­so­as ves­ti­das de pa­lha­ços que ten­ta­vam atrair cri­an­ças pa­ra den­tro de vans, lu­ga­res chei­os de ár­vo­res e ou­tros es­pa­ços iso­la­dos, nos Es­ta­dos Uni­dos. Mas qu­an­do a po­lí­cia ou pais en­vol­vi­am-se, ne­nhum pa­lha­ço era en­con­tra­do ou cap­tu­ra­do. Os apa­ren­tes de­sa­pa­re­ci­men­tos des­ses pa­lha­ços são a par­te “fan­tas­ma” des­se ce­ná­rio. Já as ra­zões que exis­tem por trás des­ses re­la­tos, eu te­nho cha­ma­do de “Te­o­ria dos Pa­lha­ços Fan­tas­mas”, que atri­bui a pro­li­fe­ra­ção de nar­ra­ti­vas so­bre pa­lha­ços à his­te­ria mas­si­va, ge­ral­men­te pro­vo­ca­da por in­ci­den­tes tes­te­mu­nha­dos ape­nas por cri­an­ças.

Co­mo vo­cê ex­pli­ca nos­sa re­la­ção de amor e ódio com os pa­lha­ços?

Os pa­lha­ços, na ver­da­de, apro­vei­tam a ne­ces­si­da­de hu­ma­na de me­do e de hu­mor, co­mo um meio psi­co­ló­gi­co de do­mi­nar nos­so re­ceio pe­lo es­tra­nho, pe­lo bi­zar­ro e pe­lo in­co­mum. Eles per­so­ni­fi­cam es­ses sen­ti­men­tos per­fei­ta­men­te.

Qual sua opi­nião so­bre as re­cen­tes apa­ri­ções de pa­lha­ços as­sus­ta­do­res?

O no­vo fenô­me­no são os “pa­lha­ços per­se­gui­do­res”, que apa­re­cem em pú­bli­co sem ne­nhu­ma in­ten­ção apa­ren­te além de se­rem vis­tos, as­sus­tar, cho­car e sur­pre­en­der as pes­so­as.

Qual a mo­ti­va­ção de uma pes­soa ao se ves­tir de pa­lha­ço e as­sus­tar os ou­tros?

A mo­ti­va­ção de quem se ves­te co­mo um pa­lha­ço per­se­gui­dor pa­re­ce es­tar pu­ra­men­te ba­se­a­da na von­ta­de de cha­mar aten­ção e ser men­ci­o­na­do nas re­des so­ci­ais. In­fe­liz­men­te, os ci­da­dãos em ge­ral es­tão ago­ra re­vol­ta­dos com to­dos os ti­pos de pa­lha­ços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.