Três cur­vas pa­ra o tí­tu­lo

Ni­co Ros­berg e Lewis Ha­mil­ton che­gam às três úl­ti­mas cor­ri­das pa­ra de­fi­nir o cam­peão. Pri­mei­ra ba­ta­lha se­rá no Mé­xi­co

Metro Brazil (ABC) - - Esporte - PAU­LO BORGIA

A his­tó­ria cam­peã na fa­mí­lia Ros­berg es­tá mui­to pró­xi­ma de ga­nhar mais um ca­pí­tu­lo na Fór­mu­la 1. Trin­ta e qua­tro anos após o tí­tu­lo do pai, Ke­ke, Ni­co tem nes­te do­min­go, às 16h (de Brasília), no Gran­de Prê­mio do Mé­xi­co, a chan­ce de ga­nhar seu pri­mei­ro cam­pe­o­na­to na ca­te­go­ria.

Ros­berg li­de­ra a com­pe­ti­ção com 331 pon­tos, con­tra 305 de Lewis Ha­mil­ton. Pa­ra le­van­tar a ta­ça fal­tan­do três cor­ri­das pa­ra o fim da com­pe­ti­ção – além do Mé­xi­co tem Bra­sil e Abu Dha­bi –, o ale­mão pre­ci­sa ven­cer a cor­ri­da e tor­cer pa­ra que o in­glês não mar­que pon­tos, al­go que acon­te­ceu ape­nas uma vez nas 56 cor­ri­das que es­ti­ve­ram jun­tos na Mer­ce­des, em 2014, no GP da Aus­trá­lia.

Por mais que as chan­ces de Ni­co de ga­nhar o cam­pe­o­na­to se­jam mui­to bo­as, Lewis não se dá por ven­ci­do. E com ra­zão. Na si­tu­a­ção in­ver­sa, se Ros­berg aban­do­na a pro­va e Ha­mil­ton ven­ce, a di­fe­ren­ça cai pa­ra ape­nas um pon­to e aí tu­do fi­ca aber­to até a úl­ti­ma cor­ri­da.

Ape­sar de to­das as pos­si­bi­li­da­des, o ale­mão des­car­ta cor­rer pen­san­do no cam­pe­o­na­to e ga­ran­te que vai en­trar na pis­ta com o fo­co ape­nas na vi­tó­ria. “Meu ob­je­ti­vo é ten­tar ga­nhar lá, co­mo te­nho fei­to em to­das as cor­ri­das. Cla­ro, es­tar em uma ba­ta­lha pe­lo cam­pe­o­na­to no fi­nal do ano é in­crí­vel e es­tou ani­ma­do so­bre is­so. Mas a mi­nha abor­da­gem é sim­ples. Há mui­tas coi­sas que po­dem acon­te­cer du­ran­te um fim de se­ma­na de cor­ri­da que es­tão fo­ra do meu con­tro­le, por is­so é me­lhor ape­nas blo­que­ar tu­do que es­ti­ver fo­ra e fo­car no meu tra­ba­lho”, dis­se.

Ni­co ven­ceu o GP do Mé­xi­co em 2015, qu­an­do a pro­va vol­tou a ser re­a­li­za­da após fi­car mais de 20 anos fo­ra do ca­len­dá­rio da Fór­mu­la 1. Nes­te ano, os trei­nos li­vres co­me­çam ho­je, às 13h. O clas­si­fi­ca­tó­rio se­rá ama­nhã, às 16h. Tal pai, tal fi­lho Ca­so con­quis­te o tí­tu­lo, Ni­co se igua­la­ria na his­tó­ria a seu pai, Ke­ke Ros­berg, que foi cam­peão da ca­te­go­ria em 1982, pe­la Wil­li­ams, e con­quis­tou em sua car­rei­ra cin­co vi­tó­ri­as, 17 pó­di­os e cin­co po­le po­si­ti­ons, en­tre as tem­po­ra­das de 1978 a 1986.

| MARK THOMPSON/GETTY IMA­GES

Ni­co po­de che­gar a seu pri­mei­ro tí­tu­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.