32,6% di­zem ‘não’ às elei­ções

10,7 mi­lhões de elei­to­res não com­pa­re­ce­ram pa­ra vo­tar ou vo­ta­ram bran­co e nu­lo. TSE afir­ma que pro­ces­so fi­ca en­fra­que­ci­do

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Um em ca­da três elei­to­res de­ci­diu fi­car de fo­ra das elei­ções mu­ni­ci­pais que ti­ve­ram 2º tur­no. Se­gun­do o TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral), 10,7 mi­lhões de bra­si­lei­ros não es­co­lhe­ram ne­nhum can­di­da­to nas ur­nas ou não com­pa­re­ce­ram on­tem pa­ra vo­tar.

O ín­di­ce re­cor­de de 32,6% con­tem­pla 7,1 mi­lhões de elei­to­res que se abs­ti­ve­ram – 21,55% do elei­to­ra­do dos 57 mu­ni­cí­pi­os que ti­ve­ram elei­ção; 2,7 mi­lhões vo­tos nu­los; e 936 mil que aper­ta­ram a te­cla bran­co na ur­na ele­trô­ni­ca. Nas elei­ções de 2012, o ín­di­ce foi de 26,5%.

“Se por um la­do po­de re­fle­tir a in­sa­tis­fa­ção da po­pu­la­ção con­tra a clas­se po­lí­ti­ca, por ou­tro en­fra­que­ce e de­bi­li­ta as pes­so­as que re­ce­bem os man­da­tos, es­pe­ci­al­men­te na ho­ra da to­ma­da de de­ci­são em um mo­men­to de­li­ca­do co­mo o atu­al”, ava­li­ou o pre­si­den­te do TSE, Gil­mar Men­des.

O mi­nis­tro des­car­tou re­la­ção com o vo­to obri­ga­tó­rio e ci­tou co­mo exem­plo que a me­di­da, ado­ta­da pe­lo Chi­le, agra­vou o pro­ble­ma e a abs­ten­ção atin­giu 60%. “No fun­do, a mul­ta de R$ 3 tor­na a jus­ti­fi­ca­ti­va mui­to fá­cil e plau­sí­vel de ser fei­ta”, cri­ti­cou. Nas ca­pi­tais O de­sin­te­res­se pe­las elei­ções foi ain­da mai­or nas ca­pi­tais. No Rio de Ja­nei­ro, 46,93% dos elei­to­res anu­la­ram, vo­ta­ram em bran­co ou não com­pa­re­ce­ram às zo­nas elei­to­rais. Es­se gru­po re­pre­sen­ta 3,3 mi­lhões de elei­to­res e su­pe­ra em 519.660 vo­tos a so­ma ob­ti­da por Mar­ce­lo Cri­vel­la (PRB), elei­to, e Mar­ce­lo Frei­xo (PSOL). O ín­di­ce foi 44,29% em Por­to Ale­gre (RS), de 43,14%, em Be­lo Ho­ri­zon­te e 39,03% em Cui­a­bá (MT).

Mu­dan­ças no sis­te­ma elei­to­ral es­tão na re­for­ma po­lí­ti­ca dis­cu­ti­da no Con­gres­so, mas não ga­ran­tem o fim da des­cren­ça. ME­TRO BRA­SÍ­LIA

“Sou fa­vo­rá­vel ao vo­to obri­ga­tó­rio até que edu­ca­ção no Bra­sil ga­ran­ta que to­do mun­do te­nha su­fi­ci­en­te in­for­ma­ção, pa­ra po­der se po­si­ci­o­nar com li­ber­da­de ab­so­lu­ta.” CÁRMEN LÚ­CIA, PRE­SI­DEN­TE DO STF (SU­PRE­MO TRI­BU­NAL FE­DE­RAL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.