Bo­le­tos de con­do­mí­nio vão mu­dar; atu­a­li­ze seus da­dos

Por de­ter­mi­na­ção do BC, a par­tir de ja­nei­ro de 2017 eles de­ve­rão con­ter in­for­ma­ções de­ta­lha­das de quem pa­ga e re­ce­be

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis de to­do o Bra­sil co­me­ça­ram a re­ce­ber, re­cen­te­men­te, uma cor­res­pon­dên­cia das em­pre­sas ad­mi­nis­tra­do­ras dos con­do­mí­ni­os em que mo­ram ou on­de têm imó­vel so­li­ci­tan­do a atu­a­li­za­ção ca­das­tral de seus da­dos. Lei­to­res do Me­tro Jor­nal es­cre­ve­ram pa­ra a Re­da­ção com dú­vi­das que po­dem ser re­su­mi­das em uma per­gun­ta: “Por que eu de­vo for­ne­cer meus da­dos pa­ra o con­do­mí­nio se mo­ro em imó­vel pró­prio, ele não es­tá alu­ga­do e es­tou em dia com as mi­nhas con­tas?”.

O Me­tro foi bus­car a res­pos­ta no Se­co­vi-SP (Sin­di­ca­to das Em­pre­sas de Com­pra, Ven­da, Lo­ca­ção e Ad­mi­nis­tra­ção de Imó­veis Re­si­den­ci­ais e Co­mer­ci­ais de São Pau­lo). De acor­do com o ór­gão, a prin­ci­pal ra­zão é uma de­ci­são do BC (Ban­co Cen­tral) se­gun­do a qual a par­tir de ja­nei­ro do pró­xi­mo ano to­dos os bo­le­tos ban­cá­ri­os de pa­ga­men­to (in­clu­si­ve os de con­do­mí­nio) de­ve­rão ser re­gis­tra­dos.

Is­to sig­ni­fi­ca que em 2017 os bo­le­tos de­ve­rão con­ter no­me com­ple­to de quem vai pa­gar o va­lor (condô­mi­no), iden­ti­fi­ca­ção do ban­co des­ti­na­tá­rio, no­me com­ple­to, en­de­re­ço e CPF ou CNPJ de quem vai re­ce­ber o va­lor (con­do­mí­nio), va­lor do pa­ga­men­to, da­ta de ven­ci­men­to e, quan­do hou­ver, as con­di­ções do des­con­to.

“A re­co­men­da­ção é pa­ra que sín­di­cos e ad­mi­nis­tra­do­ras se or­ga­ni­zem e bus­quem atu­a­li­zar o ca­das­tro dos condô­mi­nos o quan­to an­tes, di­fun­din­do a in­for­ma­ção no con­do­mí­nio pa­ra a co­la­bo­ra­ção de to­dos os en­vol­vi­dos, de mo­do que não so­fram mai­o­res pre­juí­zos fu­tu­ra­men­te”, diz o Se­co­vi-SP. “Em ja­nei­ro de 2017, não ha­ve­rá mais a pos­si­bi­li­da­de de ge­rar bo­le­tos de co­bran­ça sem re­gis­tro, con­si­de­ran­do que as ins­ti­tui­ções ban­cá­ri­as já es­tão di­fi­cul­tan­do a mo­vi­men­ta­ção das con­tas, até que ocor­ra a mi­gra­ção to­tal do sis­te­ma com re­gis­tro, con­for­me de­ter­mi­na­do pe­lo Ban­co Cen­tral.” ME­TRO

| RE­PRO­DU­ÇÃO / ACTION PLUS

No­vos bo­le­tos são mais com­ple­tos e se­gu­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.