Fes­ti­val apos­ta em par­ce­ri­as pa­ra man­ter pro­pos­ta au­to­ral

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

O ti­po de mo­vi­men­to que in­te­res­sa ao Fes­ti­val Con­tem­po­râ­neo de Dan­ça vai na con­tra­mão do que cha­ma a aten­ção. “A gen­te não pro­cu­ra a no­vi­da­de ou a es­treia. A gen­te bus­ca es­ta­be­le­cer re­la­ções mais pro­fun­das en­tre os ar­tis­tas e o pú­bli­co a par­tir do con­ví­vio com as obras”, ex­pli­ca a di­re­to­ra ar­tís­ti­ca Adri­a­na Gre­chi.

Es­se ca­rá­ter sub­ver­si­vo e ra­di­cal­men­te au­to­ral se man­tém na 9ª edi­ção do even­to, que abre ho­je, às 17h, no Cen­tro de Re­fe­rên­cia da Dan­ça (de­bai­xo do Vi­a­du­to do Chá) com um “ri­to co­re­o­grá­fi­co” pro­pos­to por Da­ni­el Kai­roz.

Se­gun­do Gre­chi, es­te foi o ano mais di­fí­cil de le­van­tar o fes­ti­val. “Ti­ve­mos que cor­tar par­te da pro­gra­ma­ção, mas uma sé­rie de pro­du­to­res re­sol­ver nos apoi­ar co­mo for­ma de re­sis­tên­cia. Al­guns es­tão abrin­do mão de ca­chê.”

Se­guin­do a pro­pos­ta da cu­ra­do­ria, a pro­gra­ma­ção – ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te gra­tui­ta – traz o fran­cês Christian Riz­zo , que fa­la so­bre o exí­lio em “Sa­ki­nan” (de 4 a 6/11, na Ga­le­ria Oli­do). De­pois, é a vez do mi­nei­ro Wag­ner Schwartz apre­sen­tar ali “La Bê­te” (dia 11), “Pi­ra­nha” (dia 12) e “Tran­sob­je­to” (dia 13). “As pes­so­as po­dem ver co­mo um tra­ba­lho vai le­van­do ao ou­tro e vai se ex­pan­din­do e fi­can­do mais com­ple­xo”, ex­pli­ca Gre­chi.

Nos di­as 12 e 13, os por­tu­gue­ses So­fia Di­as e Ví­tor Ro­riz mos­tram no Sesc Bom Re­ti­ro sua pes­qui­sa so­bre mo­vi­men­to e pa­la­vra em “Sa­té­li­tes” (in­gres­sos a R$ 40).

Ao lon­go de to­do o even­to, o CRD re­ce­be ain­da a Pla­ta­for­ma Exer­cí­ci­os Com­par­ti­lha­dos, na qual 20 ar­tis­tas apre­sen­tam seus pro­ces­sos cri­a­ti­vos. ME­TRO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

‘Pi­ra­nha’ é um dos três tra­ba­lhos que o mi­nei­ro Wag­ner Schwartz apre­sen­ta no even­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.