Re­sul­ta­do. Xa­drez po­lí­ti­co se de­se­nha para 2018

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A cor­ri­da pre­si­den­ci­al ga­nhou os pri­mei­ros con­tor­nos após os re­sul­ta­dos das elei­ções mu­ni­ci­pais. O for­ta­le­ci­men­to do PSDB e o en­fra­que­ci­men­to dos par­ti­dos de es­quer­da, prin­ci­pal­men­te do PT, co­me­ça a ti­rar das som­bras os can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, em 2018.

O go­ver­na­dor de São Pau­lo, Ge­ral­do Alck­min (PSDB), to­mou a di­an­tei­ra ao fa­zer o pre­fei­to da ca­pi­tal pau­lis­ta e ao apoi­ar can­di­da­tos vi­to­ri­o­sos em 11 das 39 ci­da­des da re­gião me­tro­po­li­ta­na, avan­çan­do so­bre mu­ni­cí­pi­os tra­di­ci­o­nal­men­te sob do­mí­nio do PT. O tu­ca­na­to pau­lis­ta usa­rá a von­ta­de po­pu­lar para ter pri­o­ri­da­de na in­di­ca­ção pre­si­den­ci­al, co­lo­can­do o se­na­dor Aé­cio Neves em se­gun­do pla­no, em fun­ção da der­ro­ta so­fri­da em Be­lo Ho­ri­zon­te, seu do­mi­cí­lio elei­to­ral.

Fo­ra dos pa­lan­ques, o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va é o pla­no A do PT, ape­sar de sair der­ro­ta­do. Com o PT ape­nas em 11º lu­gar no ran­king na­ci­o­nal dos par­ti­dos, Lula tra­ba­lha­rá por uma união da es­quer­da.

Afi­na­dos com os pe­tis­tas, PDT, PSB, Re­de e PC­doB fi­ze­ram 8 das 26 pre­fei­tu­ras de ca­pi­tais, con­tra 13 em 2012.

Ci­ro Go­mes (PDT) ten­ta agre­gar o blo­co e ser o her­dei­ro de Lula para vi­a­bi­li­zar a can­di­da­tu­ra. No PC­doB, o go­ver­na­dor do Ma­ra­nhão, Flá­vio Di­no, foi a sur­pre­sa – e mais da me­ta­de das pre­fei­tu­ras do Es­ta­do se­rão co­man­da­das pe­lo par­ti­do. O pre­fei­to de Re­ci­fe, Ge­ral­do Jú­lio (PSB) de­fen­de­rá can­di­da­tu­ra pró­pria do par­ti­do.

Já Ma­ri­na Sil­va não con­se­guiu trans­for­mar em vo­tos para a Re­de o re­sul­ta­do que te­ve nas ur­nas nas du­as úl­ti­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais. Na di­rei­ta, o de­pu­ta­do Jair Bol­so­na­ro (PSC-RJ) foi o pri­mei­ro a lan­çar pré-can­di­da­tu­ra.

Fa­tor La­va Ja­to Um fan­tas­ma em co­mum as­som­bra o meio po­lí­ti­co: a ope­ra­ção La­va Ja­to. Alck­min, Aé­cio e Lula fo­ram ci­ta­dos. As de­nún­cia po­de­rão tra­zer uma no­va nu­vem. MARCELO FREITAS, METRO BRASÍLIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.