Ca­so dos e-mails de Hil­lary acir­ra dis­pu­ta

Anún­cio de di­re­tor do FBI de que re­a­bri­rá in­ves­ti­ga­ção vi­ra mu­ni­ção para Trump e po­de di­mi­nuir van­ta­gem de de­mo­cra­ta

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A uma se­ma­na das elei­ções pre­si­den­ci­ais nos EUA, a vol­ta à to­na do ca­so do ser­vi­dor de e-mail par­ti­cu­lar usa­do pe­la can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Ca­sa Bran­ca, Hil­lary Clin­ton, vi­rou um ris­co sú­bi­to para a de­mo­cra­ta e um trun­fo para a cam­pa­nha de seu ri­val, o re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump.

O anún­cio fei­to no fim de se­ma­na pe­lo di­re­tor do FBI, Ja­mes Co­mey, de que a agên­cia es­tá in­ves­ti­gan­do mais e-mails re­la­ti­vos a uma in­ves­ti­ga­ção so­bre o uso que Hil­lary fez de um ser­vi­dor pes­so­al de cor­reio ele­trô­ni­co quan­do era se­cre­tá­ria de Es­ta­do deu a Trump no­vas es­pe­ran­ças de uma vi­ra­da im­pro­vá­vel e uma vi­tó­ria no dia 8 de no­vem­bro.

“Hil­lary Clin­ton não é a ví­ti­ma. Vo­cês, o po­vo ame­ri­ca­no, são as ví­ti­mas des­se sis­te­ma cor­rup­to”, dis­se Trump em co­mí­cio.

O ca­so dos e-mails vem em boa ho­ra para Trump, que tem apa­re­ci­do atrás da de­mo­cra­ta nas pes­qui­sas elei­to­rais. O re­pu­bli­ca­no já di­mi­nuiu a van­ta­gem de Hil­lary nas pes­qui­sas na­ci­o­nais de in­ten­ção de vo­to e es­tá na li­de­ran­ça em al­guns Es­ta­dos-cha­ve nos qu­ais é pro­vá­vel que a elei­ção se­ja de­ci­di­da.

Cal­ma apa­ren­te Hil­lary, por sua vez, se diz tran­qui­la so­bre a no­va in­ves­ti­ga­ção do FBI. “Não há ne­nhum ca­so aqui”, afir­mou ela em um co­mí­cio na Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Kent, di­zen­do aos sim­pa­ti­zan­tes que es­tá con­fi­an­te de que o FBI che­ga­rá à mes­ma con­clu­são de uma in­ves­ti­ga­ção an­te­ri­or so­bre o ca­so - de que não ha­via mo­ti­vos para acu­sa­ções.

O por­ta-voz da Ca­sa Bran­ca, Josh Ear­nest, dis­se on­tem que o pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma tem “con­fi­an­ça” no tra­ba­lho do di­re­tor do FBI, mas que ele “te­rá de res­pon­der por su­as ações”. Ape­sar dis­so, Oba­ma não acre­di­ta que Co­mey es­te­ja ten­tan­do in­flu­en­ci­ar o re­sul­ta­dos das elei­ções para qual­quer la­do da dis­pu­ta, se­gun­do o por­ta-voz da Ca­sa Bran­ca.

| REU­TERS

Hil­lary usou ser­vi­dor de e-mail par­ti­cu­lar quan­do foi se­cre­tá­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.