Sí­ria: ONU pror­ro­ga inqué­ri­to

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU de­ci­diu on­tem pror­ro­gar até 18 de no­vem­bro um inqué­ri­to que bus­ca res­pon­sá­veis pe­los ata­ques com ar­mas quí­mi­cas na Sí­ria, en­quan­to paí­ses oci­den­tais no Con­se­lho de 15 mem­bros ten­tam ne­go­ci­ar uma renovação por mais tem­po.

O inqué­ri­to de um ano fei­to pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das e a Or­ga­ni­za­ção para a Proi­bi­ção de Ar­mas Quí­mi­cas mos­trou que as for­ças do go­ver­no sí­rio fo­ram res­pon­sá­veis por três ata­ques com gás clo­ro e que mi­li­tan­tes do Es­ta­do Is­lâ­mi­co usa­ram gás mos­tar­da.

O inqué­ri­to ex­pi­ra­ria nes­ta se­gun­da-fei­ra, mas o Con­se­lho de­ci­diu por una­ni­mi­da­de pror­ro­gá-lo. Fran­ça, Grã-Bre­ta­nha e Es­ta­dos Uni­dos es­pe­ram con­ven­cer a Rús­sia a con­cor­dar com uma ex­ten­são de 12 meses an­tes de ini­ci­ar con­ver­sa­ções so­bre um pro­je­to de re­so­lu­ção para pu­nir os cul­pa­dos por es­ses ata­ques.

En­quan­to a ONU dis­cu­te, o re­gi­me de Bashar al-As­sad aper­ta o cer­co aos opo­si­to­res. No fim de se­ma­na, o Exér­ci­to da Sí­ria e seus ali­a­dos to­ma­ram a área es­tra­té­gi­ca de Ghou­ta, na re­gião les­te de Da­mas­co, con­tro­la­da pe­los re­bel­des, aper­tan­do o cer­co so­bre o mai­or bas­tião dos in­sur­gen­tes per­to da ca­pi­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.