Vol­ta ao mun­do!

Com 418 pro­du­ções de 45 paí­ses, 24º Ani­ma Mun­di co­me­ça ama­nhã em sua ver­são mais in­ter­na­ci­o­nal

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - Ve­ja a pro­gra­ma­ção com­ple­ta no si­te metrojornal.com.br

Em sua 24a edi­ção, que abre ama­nhã e se­gue até do­min­go, o Ani­ma Mun­di apre­sen­ta a pro­gra­ma­ção mais in­ter­na­ci­o­nal de sua his­tó­ria, com 418 fil­mes de 45 paí­ses, além de de­ba­tes e ofi­ci­nas, na Ci­ne­ma­te­ca Bra­si­lei­ra, no Cai­xa Be­las Ar­tes, no Se­nac La­pa Sci­pião e no Cir­cui­to SPCi­ne.

“No iní­cio, o Ani­ma Mun­di ti­nha como ba­se ani­ma­ções bra­si­lei­ras e con­ta­va com paí­ses mais tra­di­ci­o­nais na área, como a In­gla­ter­ra, Rús­sia, Es­ta­dos Uni­dos e Ca­na­dá. Ho­je é tu­do mui­to mais di­fun­di­do, te­re­mos qua­se 50 paí­ses, in­cluin­do até um lon­ga da Mar­ti­ni­ca”, co­men­ta, em­pol­ga­do, o di­re­tor e um dos fun­da­do­res do fes­ti­val, Cé­sar Co­e­lho.

Ho­je, o Ani­ma Mun­di é o mai­or fes­ti­val de ani­ma­ção das Amé­ri­cas e o se­gun­do do mun­do, atrás ape­nas do Fes­ti­val de An­necy, na Fran­ça. O cres­ci­men­to se con­fun­de com o au­men­to da pro­du­ção de ani­ma­ções no Bra­sil, que che­ga a 300 fil­mes ao ano.

“Acre­di­to que o Ani­ma Mun­di te­ve um pa­pel im­por­tan­te que fo­men­tou a pro­du­ção no país. Além de co­lo­car­mos ta­len­tos em fo­co, mos­tra­mos que exis­te, sim, um pú­bli­co que as­sis­te a ani­ma­ção por aqui. Mas é cla­ro que não é só is­so, nes­ses 24 anos sur­gi­ram pro­gra­mas de apoio e so­mar es­se ti­po de in­cen­ti­vo com o ta­len­to dá bons re­sul­ta­dos”, afir­ma Co­e­lho.

En­tre os des­ta­ques des­ta edi­ção, es­tá “A Tar­ta­ru­ga Ver­me­lha”, lon­ga de es­treia do ho­lan­dês Mi­cha­el Du­dok de Wit, ven­ce­dor do Os­car pe­lo cur­ta “Father and Daugh­ter” (2001). O fil­me re­ce­beu o Prê­mio Es­pe­ci­al do Jú­ri na mos­tra Un Cer­tain Re­gard, no Fes­ti­val de Can­nes, e te­rá ses­sões no sá­ba­do, às 21h30, e do­min­go, às 18h, na Ci­ne­ma­te­ca. Os in­gres­sos cus­tam R$ 12.

O Pa­po Ani­ma­do, que pro­mo­ve con­ver­sas com pro­fis­si­o­nais, acon­te­ce no mes­mo lo­cal e abre ama­nhã com Cé­sar Ca­bral (“Dos­siê Rê Bor­do­sa”), se­guin­do na quin­ta com o pro­du­tor fran­cês Marc Jous­set (“Per­sé­po­lis”) e na sex­ta com o ame­ri­ca­no Ja­cob Frey, da Dis­ney.

| DIVULGAÇÃO

Lon­ga ‘A Tar­ta­ru­ga Ver­me­lha’ foi pre­mi­a­do pe­lo jú­ri do fes­ti­val de Can­nes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.