MPF pe­de adi­a­men­to da pro­va do Enem

MPF do Ce­a­rá pe­de li­mi­nar que sus­pen­da a apli­ca­ção por cau­sa das ocu­pa­ções em es­co­las pe­lo país

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral no Ce­a­rá en­trou on­tem com ação ci­vil pú­bli­ca com pe­di­do de li­mi­nar pa­ra que se­ja sus­pen­sa a apli­ca­ção das pro­vas do Enem (Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio) nos pró­xi­mos di­as 5 e 6 de no­vem­bro.

As­si­na­da pe­lo pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Os­car Cos­ta Fi­lho, a ação se ba­seia no adi­a­men­to das pro­vas pa­ra mais de 191 mil can­di­da­tos no país de­vi­do a ocu­pa­ções de lo­cais on­de a ava­li­a­ção se­ria re­a­li­za­da (leia abai­xo so­bre o mo­vi­men­to).

Na ação, o pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca pe­de que to­das as pro­vas se­jam re­a­li­za­das nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro – da­ta pa­ra a qual o MEC (Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção) re­mar­cou o exa­me dos es­tu­dan­tes que fa­ri­am a pro­va em lo­cais ho­je ocu­pa­dos.

O MEC, aliás, co­me­çou a en­vi­ar on­tem men­sa­gens de texto via ce­lu­lar a es­ses can­di­da­tos, avi­san­do do adi­a­men­to da pro­va pa­ra 3 e 4 de de­zem­bro.

O pro­cu­ra­dor ar­gu­men­ta na ação a que a Te­o­ria da Res­pos­ta ao Item man­tem um ní­vel de di­fi­cul­da­de apro­xi­ma­do em di­fe­ren­tes pro­vas de múl­ti­plas es­co­lhas, mas que a téc­ni­ca não é apli­cá­vel às pro­vas de re­da­ção co­mo in­for­ma­do no pró­prio si­te do MEC.

Res­pos­ta

Em no­ta, o MEC e o Inep (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra), res­pon­sá­vel pe­la apli­ca­ção do Enem, in­for­ma­ram que so­li­ci­ta­ram à Ad­vo­ca­cia Ge­ral da União que apre­sen­te pa­ra a Jus­ti­ça Fe­de­ral os fa­tos que de­mons­tram “o gra­ve equí­vo­co na ar­gu­men­ta­ção” pe­lo MPF do Ce­a­rá.

O texto afir­ma que, “to­do ano, o Enem re­a­li­za dois ti­pos de pro­va e, con­se­quen­te­men­te, du­as re­da­ções”.

As ins­ti­tui­ções fi­na­li­zam di­zen­do que “é la­men­tá­vel qu­al­quer ten­ta­ti­va que ve­nha ge­rar in­se­gu­ran­ça e tu­mul­tu­ar um exa­me que afe­ta a vi­da de 8,6 mi­lhões de es­tu­dan­tes”. METRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.