Es­tu­dan­tes ten­tam re­sis­tir em ocu­pa­ções

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RAPHA­EL VELEDA

Pres­si­o­na­dos por de­ci­sões ju­di­ci­ais exi­gin­do a li­be­ra­ção das es­co­las e pe­la apro­xi­ma­ção da da­ta do Enem, mar­ca­do pa­ra o pró­xi­mo fim de se­ma­na, es­tu­dan­tes se­cun­da­ris­tas do país bus­cam ma­nei­ras de man­ter a mo­bi­li­za­ção con­tra me­di­das co­mo a re­for­ma do en­si­no mé­dio e a PEC do te­to de gas­tos pú­bli­cos sem ne­ces­sa­ri­a­men­te ocu­pa­rem os pré­di­os.

No Pa­ra­ná, epi­cen­tro des­se mo­vi­men­to es­tu­dan­til, on­de ha­via 850 es­co­las ocu­pa­das há du­as se­ma­nas, o nú­me­ro caiu pa­ra 265 on­tem, se­gun­do a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Edu­ca­ção. Os es­tu­dan­tes di­zem que ain­da há 400 ocu­pa­ções no Es­ta­do.

Em Mi­nas Ge­rais, es­co­las ocu­pa­das caí­ram de 103 pa­ra 59 nos úl­ti­mos dois di­as, se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Edu­ca­ção.

No Es­ta­do de São Pau­lo, on­de não ha­via es­co­las ocu­pa­das, qua­tro uni­da­des de en­si­no de Cam­pi­nas fo­ram to­ma­das por alu­nos on­tem. A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Edu­ca­ção pro­me­teu com­ba­ter o mo­vi­men­to.

No DF, até a noi­te de on­tem, eram oi­to es­co­las ocu­pa­das. Re­pre­sen­tan­tes do mo­vi­men­to fi­ze­ram uma de­cla­ra­ção à im­pren­sa: “A de­so­cu­pa­ção por me­di­da ju­di­ci­al não vai aca­bar com o mo­vi­men­to. A ocu­pa­ção é ape­nas uma das fer­ra­men­tas que te­mos pa­ra nos man­ter mo­bi­li­za­dos”, dis­se Ana Flá­via, 16. “De­pois do Enem, te­mos cer­te­za de que o mo­vi­men­to vai ga­nhar for­ça”, apos­ta Mar­ce­lo Vi­ní­cius, 17 anos.

De­nún­cia de tor­tu­ra

Há or­dens ju­di­ci­ais pa­ra a de­so­cu­pa­ção de to­das as es­co­las do DF, mas os alu­nos es­tão usan­do a de­ci­são do juiz Alex Cos­ta de Oli­vei­ra, da Va­ra da In­fân­cia e da Ju­ven­tu­de do DF, em re­la­ção ao Ce­mab, de Ta­gua­tin­ga, pa­ra de­nun­ci­ar o que con­si­de­ram tor­tu­ra. Em seu des­pa­cho, o ma­gis­tra­do au­to­ri­zou o cor­te de água e ener­gia e o uso de “ins­tru­men­tos so­no­ros con­tí­nu­os, di­re­ci­o­na­dos ao lo­cal da ocu­pa­ção, pa­ra im­pe­dir o pe­río­do de so­no”. “É gro­tes­co usar tá­ti­cas de guer­ra con­tra jo­vens que qu­e­rem ape­nas me­lho­res con­di­ções de en­si­no. Mas is­so não vai nos ca­lar”, afir­mou Fran­cis­co o es­tu­dan­te Fran­co, 17.

A PM in­for­mou que es­tá fa­zen­do um pla­no ope­ra­ci­o­nal pa­ra de­so­cu­par as es­co­las. Na tar­de de on­tem hou­ve um prin­cí­pio de tu­mul­to en­tre po­li­ci­ais e alu­nos do Gis­no, es­co­la de Bra­sí­lia.

| ANDRESSA ANHOLETE/ES­PE­CI­AL PA­RA O METRO

Alu­nos en­fren­tam pres­são con­tra mo­vi­men­to

| ANDRESSA ANHOLETE/ES­PE­CI­AL PA­RA O METRO

Re­la­ção do mo­vi­men­to com a PM es­tá ten­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.