La­ma. Rio Do­ce te­rá cons­tru­ção de de­pó­si­tos

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Qua­se um ano após a tra­gé­dia e com o pe­río­do de chu­vas se apro­xi­man­do, a Sa­mar­co, res­pon­sá­vel pe­lo rom­pi­men­to da bar­ra­gem de Fun­dão, tra­ba­lha con­tra o tem­po pa­ra con­ter a la­ma e ali­vi­ar as es­tru­tu­ras da re­pre­sa. Dois di­ques es­tão sen­do cons­truí­dos pe­la mi­ne­ra­do­ra com areia e pe­dras tra­zi­das por ca­mi­nhões e, pa­ra con­tro­lar o avan­ço dos se­di­men­tos da Sa­mar­co em di­re­ção ao mar, Rio Do­ce te­rá dois de­pó­si­tos de la­ma.

Se rom­pe­rem, já há um vi­la­re­jo apon­ta­do co­mo “a pró­xi­ma Ben­to Ro­dri­gues”: San­ta­na do De­ser­to, uma vi­la de pes­ca­do­res que se­ria le­va­da pe­la la­ma. O dis­tri­to tem me­nos de 200 mo­ra­do­res. De acor­do com a Sa­mar­co por meio de no­ta, os dois di­ques se­rão es­tru­tu­ras per­ma­nen­tes.

A Sa­mar­co vi­sa re­ti­rar a la­ma que se acu­mu­la nos de­pó­si­tos ar­ti­fi­ci­ais. Des­de ju­lho, a mi­ne­ra­do­ra uti­li­za du­as dra­gas, que ti­ram até 5 mil m³ de re­jei­tos por dia. A hi­dre­lé­tri­ca es­tá com as ati­vi­da­des pa­ra­li­sa­das des­de a tra­gé­dia, em 5 de no­vem­bro do ano pas­sa­do.

A mi­ne­ra­do­ra se com­pro­me­teu a gas­tar R$ 20 bi­lhões na re­cu­pe­ra­ção da re­gião e com in­de­ni­za­ções. Três co­mu­ni­da­des im­pac­ta­das, Ben­to Ro­dri­gues, Pa­ra­ca­tu de Bai­xo e Ges­tei­ra têm pro­ces­so de re­cons­tru­ção, re­cu­pe­ra­ção e re­a­lo­ca­ção ini­ci­a­dos, com pre­vi­são de en­tre­ga en­tre de­zem­bro de 2017 e mar­ço de 2019.

Se­gun­do a Sa­mar­co, 335 fa­mí­li­as mo­ram em ca­sas alu­ga­das pe­la em­pre­sa.

METRO BH

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.