EUA. Fed man­tém ju­ros a 0,5% ao ano, mas apon­ta pa­ra al­ta ain­da em 2016

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O Fed (Fe­de­ral Re­ser­ve), ban­co cen­tral nor­te-ame­ri­ca­no, man­te­ve on­tem em 0,5% ao ano a ta­xa de ju­ros, em sua úl­ti­ma de­ci­são de po­lí­ti­ca mo­ne­tá­ria an­tes das elei­ções pre­si­den­ci­ais dos Es­ta­dos Uni­dos, mar­ca­das pa­ra o pró­xi­mo dia 8. Mas o ór­gão si­na­li­zou for­te­men­te que po­de ele­var a ta­xa ain­da nes­te ano, em de­zem­bro, com a eco­no­mia ga­nhan­do fô­le­go, e a in­fla­ção, ace­le­ran­do.

O co­mi­tê de de­fi­ni­ção da ta­xa de ju­ros do Fed dis­se que a eco­no­mia se for­ta­le­ceu e que os ga­nhos de em­pre­go con­ti­nu­a­ram só­li­dos. Os for­mu­la­do­res de po­lí­ti­ca da au­to­ri­da­de mo­ne­tá­ria tam­bém ex­pres­sa­ram mais oti­mis­mo de que a in­fla­ção es­tá se mo­ven­do na di­re­ção da sua me­ta de 2%.

“O co­mi­tê jul­ga que a hi­pó­te­se de um au­men­to na ta­xa dos fun­dos fe­de­rais con­ti­nu­ou a se for­ta­le­cer, mas de­ci­diu, por en­quan­to, es­pe­rar por mais evi­dên­ci­as de pro­gres­so con­tí­nuo em di­re­ção a seus ob­je­ti­vos”, dis­se o Fed em co­mu­ni­ca­do após a reu­nião de dois di­as.

A cres­cen­te con­fi­an­ça do Fed de que os pre­ços es­tão au­men­tan­do re­fle­tiu-se em sua vi­são de que “a in­fla­ção au­men­tou um pou­co des­de o iní­cio des­te ano” e na re­mo­ção de re­fe­rên­cia an­te­ri­or à in­fla­ção per­ma­ne­cen­do bai­xa no cur­to pra­zo.

As pre­si­den­tes do Fed de Kan­sas City, Esther Ge­or­ge, e do Fed de Cle­ve­land, Lo­ret­ta Mes­ter, di­ver­gi­ram da de­ci­são em fa­vor de uma al­ta ime­di­a­ta. Elas fi­ca­ram en­tre três in­te­gran­tes do Fed que dis­cor­da­ram na úl­ti­ma reu­nião.

O Fed man­tém sua me­ta de em­prés­ti­mos over­night en­tre ban­cos em uma fai­xa de 0,25% a 0,50% des­de de­zem­bro pas­sa­do, qu­an­do au­men­tou os cus­tos de em­prés­ti­mos pe­la pri­mei­ra vez em qua­se uma dé­ca­da.

| REPRODUÇÃO

Ban­co Cen­tral dos EUA pre­fe­riu es­pe­rar de­zem­bro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.