Rús­sia faz no­va ofer­ta pa­ra re­bel­des saí­rem

Mos­cou diz que po­de fa­zer no­va pau­sa nos ata­ques à área de Alep­po; ao me­nos um gru­po re­jei­ta ofer­ta

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A Rús­sia ori­en­tou on­tem os re­bel­des sí­ri­os an­ti­go­ver­no en­trin­chei­ra­dos em Alep­po a dei­xa­rem a ci­da­de até ama­nhã, si­na­li­zan­do que fa­rá no­va pau­sa nos ata­ques aé­re­os con­tra a ci­da­de. A ofer­ta foi re­cu­sa­da por pe­lo me­nos um gru­po re­bel­de.

O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa rus­so, que aju­da as for­ças le­ais ao pre­si­den­te sí­rio, Bashar al-As­sad, a ten­tar re­to­mar o con­tro­le to­tal de Alep­po, dis­se que os re­bel­des te­rão per­mis­são de sair da ci­da­de ile­sos e com su­as ar­mas en­tre 9h e 19h (ho­rá­rio lo­cal) do dia 4 de no­vem­bro atra­vés de dois cor­re­do­res es­pe­ci­ais. O pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, or­de­nou a pau­sa nos com­ba- tes “pa­ra evi­tar ví­ti­mas sem sen­ti­do”, dis­se o mi­nis­té­rio rus­so, acres­cen­tan­do que au­to­ri­da­des sí­ri­as fa­rão as tro­pas do país re­cu­ar dos cor­re­do­res des­ti­na­dos à pas­sa­gem dos re­bel­des.

“Is­so (a saí­da dos re­bel­des de Alep­po) es­tá com­ple­ta­men­te fo­ra de ques­tão”, dis­se on­tem Za­ka­ria Ma­lahif­ji, do gru­po re­bel­de Fas­taqim.

Se­gun­do ele, não há cor­re­do­res de saí­da se­gu­ros, ao con­trá­rio do que diz a Rús­sia. “Não é ver­da­de que ci­vis e com­ba­ten­tes es­te­jam sain­do. Os ci­vis têm me­do do re­gi­me e não con­fi­am nis­so, e os com­ba­ten­tes não es­tão se ren­den­do”, dis­se

Con­tra-ata­que

Na sex­ta-fei­ra, gru­pos re­bel­des ata­ca­ram for­ças rus­sas e sí­ri­as com car­ros-bom­ba e fo­gue­tes, fa­zen­do par­te das for­ças do go­ver­no re­cu­ar e con­quis­tan­do apoio de gru­pos an­ti-As­sad em ou­tras re­giões do país.

Go­ver­nos oci­den­tais afir­mam que os ata­ques aé­re­os rus­sos ma­ta­ram mui­tos ci­vis. Mos­cou ne­ga, e diz que des­de 18 de ou­tu­bro não bom­bar­deia Alep­po.

| A. ISMAIL/REU­TERS

Pa­no­ra­ma de área ar­ra­sa­da por ata­ques em Alep­po, úl­ti­ma ci­da­de em po­der dos re­bel­des an­ti-As­sad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.