Oba­ma cri­ti­ca FBI por ca­so dos e-mails

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, dis­se ser im­por­tan­te que as in­ves­ti­ga­ções de for­ças do go­ver­no não per­mi­tam que su­ges­tões ou in­si­nu­a­ções in­flu­en­ci­em a opi­nião pú­bli­ca, em seus pri­mei­ros co­men­tá­ri­os de­pois que o FBI anun­ci­ou a des­co­ber­ta de no­vos emails pos­si­vel­men­te re­la­ci­o­na­dos a uma in­ves­ti­ga­ção so­bre a can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Ca­sa Bran­ca, Hil­lary Clin­ton.

“Nós não ope­ra­mos com in­si­nu­a­ções, não ope­ra­mos com in­for­ma­ção in­com­ple­ta e não ope­ra­mos com va­za­men­tos”, dis­se Oba­ma on­tem, em en­tre­vis­ta a uma rá­dio ame­ri­ca­na.

Oba­ma, que é do mes­mo par­ti­do de Hil­lary, dis­se que não quer in­ter­fe­rir no pro­ces­so, após o FBI ter anun­ci­a­do na sex­ta-fei­ra que des­co­briu no­va le­va de emails que po­dem ter li­ga­ção com o uso por Hil­lary de um ser­vi­dor pri­va­do de cor­res­pon­dên­cia ele­trô­ni­ca du­ran­te o pe­río­do em que ela foi se­cre­tá­ria de Es­ta­do.

Re­ta fi­nal

O anún­cio do FBI, fei­to pe­lo di­re­tor da agên­cia, Ja­mes Co­mey agi­tou a cam­pa­nha pre­si­den­ci­al pou­co an­tes da elei­ção. O can­di­da­to re­pu­bli­ca­no à pre­si­dên­cia, Do­nald Trump, diz que o anún­cio do FBI mos­tra que Hil­lary não é dig­na de con­fi­an­ça. A de­mo­cra­ta, por sua vez, evi­tou o te­ma FBI em co­mí­cio on­tem e cen­trou fo­go nas crí­ti­cas ao com­por­ta­men­to pes­so­al de Trump, par­ti­cu­lar­men­te as acu­sa­ções de que ele as­se­di­ou mu­lhe­res.

A elei­ção nos EUA é no dia 8 des­te mês. As úl­ti­mas pes­qui­sas mos­tram li­gei­ra que­da na van­ta­gem de Hil­lary so­bre Trump.

| J. ERNST/REU­TERS

Pre­si­den­te dos EUA diz não que­rer In­flu­en­ci­ar elei­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.