Após es­cân­da­lo, pre­si­den­te sul-co­re­a­na mu­da equi­pe

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O es­cri­tó­rio pre­si­den­ci­al da Co­reia do Sul no­me­ou on­tem um no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro e mi­nis­tro das Fi­nan­ças, a mu­dan­ça de mais al­to ní­vel des­de que o go­ver­no da pre­si­den­te Park Geun-hye foi aba­la­do por um es­cân­da­lo en­vol­ven­do uma ami­ga acu­sa­da de in­tro­mis­são em as­sun­tos es­ta­tais.

Park é acu­sa­da de trá­fi­co de in­fluên­ci­as e de com­par­ti­lhar in­for­ma­ções do go­ver­no sul-co­re­a­no com Choi So­on-Sil, an­ti­ga ami­ga sua e fi­lha do lí­der de uma sei­ta re­li­gi­o­sa que mis­tu­ra ele­men­tos cris­tãos e bu­dis­tas.

Se­gun­do uma TV lo­cal, a ami­ga re­ce­beu do­cu­men­tos e in­for­ma­ções si­gi­lo­sas da pre­si­den­te e as­ses­so­rou o go­ver­no em po­lí­ti­ca na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal, sem ter um car­go ofi­ci­al. Além dis­so, a im­pren­sa lo­cal diz que Choi usou sua ami­za­de com Park pa­ra co­a­gir em­pre­sas a efe­tu­ar do­a­ções bi­li­o­ná­ri­as a du­as or­ga­ni­za­ções sem fins lu­cra­ti­vos sob sua di­re­ção, di­nhei­ro que Choi usou em be­ne­fí­cio pró­prio.

No fim de se­ma­na, mi­lha­res de pes­so­as fo­ram às ru­as pe­dir a re­nún­cia da pre­si­den­te. Par­ti­dos da opo­si­ção di­zem que tro­ca de mi­nis­tros é uma ten­ta­ti­va de Park de des­vi­ar a aten­ção da cri­se po­lí­ti­ca, que der­ru­bou seu ín­di­ce de apro­va­ção pa­ra o ní­vel mais bai­xo de to­dos os tem­pos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.