O úl­ti­mo com­pro­mis­so do Ma­es­tro do Ca­não

Mais de 13 anos de­pois de sua mor­te, dis­co pós­tu­mo do rap­per che­ga às pla­ta­for­mas di­gi­tais com 11 fai­xas iné­di­tas

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Em qu­al­quer dis­cus­são so­bre os mai­o­res rap­pers da his­tó­ria do Bra­sil, o no­me de Sa­bo­ta­ge vai es­tar no meio.

Em ja­nei­ro de 2003, Mau­ro Ma­teus dos San­tos foi mor­to aos 29 anos, com qua­tro ti­ros, na zo­na sul de São Pau­lo, após ter dei­xa­do sua mu­lher no tra­ba­lho. Ele es­ta­va no au­ge da car­rei­ra mu­si­cal e ain­da ti­nha mui­to a di­zer, co­mo vis­to em al­gu­mas gra­va­ções ina­ca­ba­das. A par­tir de­las foi pro­du­zi­do “Sa­bo­ta­ge”, ál­bum pós­tu­mo com 11 fai­xas iné­di­tas do Ma­es­tro do Ca­não, re­cém­lan­ça­do e dis­po­ní­vel no ser­vi­ço de stre­a­ming Spotify.

Ape­sar dos ver­sos te­rem si­do es­cri­tos há mais de uma dé­ca­da, as fai­xas de “Sa­bo­ta­ge” con­ti­nu­am atu­ais. A pro­du­ção con­tem­po­râ­nea dei­xa is­so ain­da mais for­te.

Lo­go na pri­mei­ra fai­xa, “Mos­qui­to”, o to­que mo­der­no fi­ca cla­ro nas ba­ti­das do duo Trop­kil­laz, do hit “Tom­bei”, de Ka­rol Con­ka. Além de­le, tam­bém par­ti­ci­pam DBS, Ne­gra Li, Quin­cas Mo­rei­ra, Dex­ter, BNe­gão, Céu e San­drão.

Os res­pon­sá­veis por or­ga­ni­zar as gra­va­ções de Sa­bo­ta­ge e fi­na­li­zar o dis­co fo­ram Te­jo Da­mas­ce­no e Ri­ca Ama­bis, do Se­lo Ins­ti­tu­to, e Da­ni­el Gan­ja­man, que par­ti­ci­pou da pro­du­ção do icô­ni­co “Rap É Com­pro­mis­so”, de 2001, e atu­al­men­te tra­ba­lha com Cri­o­lo. As­sim co­mo os ou­tros co­la­bo­ra­do­res, eles dei­xa­ram de la­do seus di­rei­tos so­bre o ál­bum, que irão in­tei­ra­men­te pa­ra a fa­mí­lia de Sa­bo­ta­ge: a mu­lher Ma­ria Dal­va e os fi­lhos Tha­mi­res e Wan­der­son, o Sa­bo­ti­nha.

A te­má­ti­ca das can­ções é a mes­ma que Sa­bo­ta­ge sem­pre can­tou com sua le­va­da rá­pi­da ca­rac­te­rís­ti­ca: a re­a­li­da­de que ele viu e vi­veu na fa­ve­la do Ca­não, em São Pau­lo, on­de jo­vens ten­tam se es­qui­var do cri­me e das dro­gas.

Além de ter dei­xa­do as gra­va­ções, Sa­bo­ta­ge ain­da atu­ou em dois fil­mes an­tes de mor­rer: “Ca­ran­di­ru” (2003), de Hec­tor Ba­ben­co, e “O In­va­sor” (2002), de Be­to Brant,com tri­lha so­no­ra tam­bém as­si­na­da pe­lo rap­per.

| MAU­RI­CIO PIFFER/FO­LHA­PRESS

Sa­bo­ta­ge é con­si­de­ra­do um dos mai­o­res do rap na­ci­o­nal

“SA­BO­TA­GE” SA­BO­TA­GE ONE RPM E SE­LO INS­TI­TU­TO GRÁ­TIS NO SPOTIFY

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.