Li­vro ‘In­dig­na­ção’, de Phi­lip Roth, ins­pi­ra no­vo fil­me

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - MATT PRIGGE

Re­che­a­dos de his­tó­ri­as de­cep­ci­o­nan­tes, os li­vros do au­tor ame­ri­ca­no apo­sen­ta­do Phi­lip Roth, ho­je com 83 anos, não são exa­ta­men­te o ti­po de ma­te­ri­al que ins­pi­ra nar­ra­ti­vas hollywo­o­di­a­nas clás­si­cas. Mes­mo as­sim, o di­re­tor Ja­mes Scha­mus to­pou adap­tar um de seus ro­man­ces mais au­to­bi­o­grá­fi­cos pa­ra a te­lo­na.

“In­dig­na­ção” con­ta a his­tó­ria de Marcus Mes­s­ner (Lo­gan Ler­man), um es­tu­dan­te de ori­gem ju­dai­ca que se mu­da de No­va York pa­ra Ohio pa­ra cur­sar a uni­ver­si­da­de e evi­tar ser con­vo­ca­do pa­ra a Guer­ra da Co­reia nos anos 1950. Es­tu­di­o­so e in­tro­ver­ti­do, ele se vê en­vol­vi­do pe­la be­la Oli­via Hut­ton (Sa­rah Ga­don), mas o re­la­ci­o­na­men­to com uma jo­vem de his­tó­ri­co men­tal frá­gil pa­re­ce ir na con­tra­mão dos pla­nos tra­ça­dos pa­ra ele pe­lo di­re­tor da fa­cul­da­de.

Os li­vros de Roth po­dem parecer ex­tre­ma­men­te mas­cu­li­nos, mas su­as per­so­na­gens fe­mi­ni­nas são su­til­men­te com­ple­xas. Ape­sar de Marcus ser o pro­ta­go­nis­ta, é Oli­via quem põe a tra­ma adi­an­te. “Acho que Ja­mes [Scha­mus] in­je­tou um ti­po de vi­da ne­la que não es­ta­va no ro­man­ce. A for­ma co­mo Roth es­cre­ve so­bre Oli­via é bas­tan­te sin­to­má­ti­ca do pe­río­do tem­po­ral no qual a his­tó­ria se pas­sa. Ado­ro que ela sim­ples­men­te su­ma no li­vro sem qu­al­quer ex­pli­ca­ção. Aque­la era uma so­ci­e­da­de na qual não se fa­la­va na­da”, afir­ma Sa­rah.

“Ela é pro­fun­da­men­te sen­sí­vel, e acho que é um pre­sen­te sen­tir. Mui­tas pes­so­as são dor­men­tes. Boa par­te do nos­so tra­ba­lho é com­ba­ter a apa­tia e fa­zer as pes­so­as sim­pa­ti­za­rem com per­so­na­gens que elas não co­nhe­cem”, diz Ler­man, re­ve­la­do na sé­rie de fil­mes “Percy Jack­son”.

“Ela apa­ren­ta ser per­fei­ta, mas es­tá que­bra­da por den­tro e tu­do o que ela faz vai con­tra as nor­mas. Oli­via foi ins­pi­ra­da em Syl­via Plath, e ado­ro ler os diá­ri­os de­la. Syl­via é mui­to en­gra­ça­da e ob­ser­va­do­ra, es­per­ta e in­te­res­san­te. Es­se ma­te­ri­al me aju­dou a equi­li­brar a per­so­na­gem”, com­ple­ta Sa­rah.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Lo­gan Ler­man e Sa­rah Ga­don pro­ta­go­ni­zam o fil­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.