STF. Mai­o­ria vo­ta pa­ra que réu não ocu­pe Pre­si­dên­cia

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Um pe­di­do de vis­ta do mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li adi­ou on­tem o jul­ga­men­to no STF (Supremo Tri­bu­nal Fe­de­ral) da ação que pe­de que réus se­jam im­pe­di­dos de exer­cer car­go na li­nha su­ces­só­ria do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Até ago­ra, seis mi­nis­tros vo­ta­ram a fa­vor da proi­bi­ção: o re­la­tor, Mar­co Au­ré­lio; Ed­son Fa­chin; Te­o­ri Za­vasc­ki; Ro­sa We­ber; Luiz Fux e Cel­so de Mel­lo. Ro­ber­to Bar­ro­so ale­gou fo­ro ín­ti­mo pa­ra não ana­li­sar o ca­so. Gilmar Men­des e Ri­car­do Lewan­dows­ki não es­ta­vam pre­sen­tes. Não há pra­zo pa­ra a re­to­ma­da do jul­ga­men­to.

Na aná­li­se pre­li­mi­nar, Tof­fo­li foi vo­to ven­ci­do no ar­gu­men­to de que a ação te­ria per­di­do o ob­je­to por ter co­mo al­vo o de­pu­ta­do cas­sa­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), que dei­xou o car­go em se­tem­bro e es­tá pre­so des­de o mês pas­sa­do em Cu­ri­ti­ba.

Mas a de­ci­são po­de­rá atin­gir o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), sob ame­a­ça de se tor­nar réu, uma vez que res­pon­de a 11 inqué­ri­tos no STF – oi­to, re­la­ci­o­na­dos à La­va Ja­to. ME­TRO BRASÍLIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.