Enem co­me­ça ama­nhã pa­ra 8,6 mi­lhões de es­tu­dan­tes

Se vo­cê fa­rá o exa­me, apro­vei­te o dia de ho­je pa­ra re­ver o tra­je­to até o lo­cal da pro­va e se pla­ne­jar pa­ra evi­tar sur­pre­sas de­sa­gra­dá­veis

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Por­ta de en­tra­da pa­ra uni­ver­si­da­des fe­de­rais e va­gas em di­ver­sas ou­tras pú­bli­cas, o Enem (Exa­me Na­ci­o­nal de En­si­no Mé­dio) co­me­ça ama­nhã pa­ra 8.627.195 can­di­da­tos, 97,7% do to­tal de ins­cri­tos. Os de­mais ti­ve­ram a pro­va re­mar­ca­da por cau­sa da ocu­pa­ção de es­co­las.

Além das va­gas em dis­pu­ta, as no­tas do Enem são ne­ces­sá­ri­as pa­ra o aces­so ao fi­nan­ci­a­men­to em fa­cul­da­des pri­va­das via Fi­es (Fun­do de Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til).

Pa­ra o co­or­de­na­dor Cur­so An­glo Ves­ti­bu­la­res, Da­ni­el Per­ry, o can­di­da­to de­ve apro­vei­tar o dia de ho­je pa­ra fa­zer o tra­je­to até o lo­cal da pro­va, cal­cu­lar o tem­po de des­lo­ca­men­to e se­pa­rar o que é ne­ces­sá­rio pa­ra fa­zer o exa­me.

“É in­te­res­san­te pen­sar em for­mas al­ter­na­ti­vas de che­gar à es­co­la – trem, ôni­bus, car­ros – e se pro­gra­mar pa­ra es­tar lá por vol­ta de meio-dia”, dis­se.

É pos­sí­vel con­sul­tar o lo­cal de pro­va na pá­gi­na do par­ti­ci­pan­te (enem.inep. gov.br/par­ti­ci­pan­te) ou nos apli­ca­ti­vos do Enem pa­ra ce­lu­lar. Bas­ta in­for­mar CPF do can­di­da­to e se­nha.

O sis­te­ma de trans­por­te das ci­da­des vai dar uma for­ça aos can­di­da­tos.

A ETCSBC (Em­pre­sa de Trans­por­te Co­le­ti­vo de São Ber­nar­do) co­lo­ca­rá em cir­cu­la­ção fro­ta ope­ra­ci­o­nal de 302 ôni­bus ama­nhã e 210 no do­min­go pa­ra aten­der aos es­tu­dan­tes. A Cen­tral de Mo­ni­to­ra­men­to In­te­gra­do e os agen­tes de trân­si­to vão acompanhar a ope­ra­ção.

No do­min­go, a ci­clo­fai­xa de la­zer de San­to An­dré não vai fun­ci­o­nar pa­ra fa­ci­li­tar o trân­si­to de veí­cu­los na re­gião cen­tral.

A CPTM (Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos) dis­se que as obras de mo­der­ni­za­ção no fim de se­ma­na só vão co­me­çar de­pois das 13h, quan­do os ins­cri­tos es­ti­ve­rem nos lo­cais da pro­va.

O Me­trô te­rá trens re­ser­vas pre­pa­ra­dos pa­ra su­prir au­men­to de de­man­da, ca­so se­ja ne­ces­sá­rio. Mes­mo com as fa­ci­li­da­des, as pre­fei­tu­ras pe­dem que os can­di­da­tos sai­am de ca­sa com até três ho­ras de an­te­ce­dên­cia.

E não se es­que­ça de pres­tar aten­ção na ali­men­ta­ção. “No dia não co­ma na­da pe­sa­do. Le­ve água, fru­tas e bis­coi­tos. Nin­guém quer pas­sar mal e per­der o Enem”, dis­se Per­ry. Se­gu­ran­ça Nes­te ano, o Enem irá re­for­çar a fis­ca­li­za­ção. Uma das me­di­das é a iden­ti­fi­ca­ção bi­o­mé­tri­ca. No sá­ba­do, os can­di­da­tos irão ca­das­trar as di­gi­tais pa­ra evi­tar frau­des. Os lo­cais vão con­tar com de­tec­tor de me­tais e en­ve­lo­pes por­ta-ob­je­tos. Os lan­ches tam­bém se­rão re­vis­ta­dos an­tes da pro­va. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.