PF pren­de 11 por fraudes no Enem

Exa­me foi mar­ca­do tam­bém por abs­ten­ção de 30% em to­do o país, mai­or ín­di­ce des­de 2009

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Du­as ope­ra­ções re­a­li­za­das on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral em oi­to Es­ta­dos, pa­ra com­ba­ter fraudes no Enem (Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio), ter­mi­nou com a pri­são de 11 pes­so­as, seis de­las em fla­gran­te.

O ba­lan­ço das ope­ra­ções Em­bus­te e Jo­go Li­vre foi fei­to por Fran­co Pe­raz­zo­ni, de­le­ga­do da Po­lí­cia Fe­de­ral, du­ran­te o anún­cio dos re­sul­ta­dos do exa­me. Se­gun­do ele, to­dos os pre­sos es­ta­vam com al­gum ti­po de apa­re­lho de co­mu­ni­ca­ção re­a­li­zan­do a pro­va. A po­lí­cia dis­se ter iden­ti­fi­ca­do a co­mu­ni­ca­ção dos ga­ba­ri­tos de pro­vas pa­ra can­di­da­tos por ce­lu­lar.

O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho, sa­li­en­tou que não eram os ga­ba­ri­tos ofi­ci­ais do exa­me –que de­vem es­tar dis­po­ní­veis on-li­ne na quar­ta-fei­ra–, mas os ob­ti­dos a par­tir da re­so­lu­ção das pro­vas por pes­so­as li­ga­das à frau­de.

De acor­do com in­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção Em­bus­te, os en­vol­vi­dos já te­ri­am frau­da­do pe­lo me­nos dois pro­ces­sos se­le­ti­vos nes­te ano. Re­da­ção e abs­ten­ção Se­guin­do o que acon­te­ceu em anos an­te­ri­o­res, o te­ma da re­da­ção do Enem foi tam­bém so­ci­al: “Ca­mi­nhos pa­ra com­ba­ter a in­to­le­rân­cia re­li­gi­o­sa no Bra­sil”. Os can­di­da­tos ti­nham que apon­tar por on­de me­lho­rar a si­tu­a­ção, e não ape­nas re­tra­tá-la no tex­to.

A abs­ten­ção do exa­me al­can­çou 30% nes­te ano em to­do o país, se­gun­do ba­lan­ço di­vul­ga­do on­tem pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção. Foi o mai­or ín­di­ce des­de 2009.

Mas a pas­ta ava­li­ou que o in­di­ca­dor fi­cou “na mé­dia” –en­tre 26% e 29%– dos úl­ti­mos anos. Um to­tal de 768 par­ti­ci­pan­tes –num uni­ver­so de mais de 8 mi­lhões– foi eli­mi­na­do das pro­vas, in­cluin­do os 11 pre­sos.

Os 271 mil can­di­da­tos que ti­ve­ram a pro­va adi­a­da fa­rão o exa­me nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro. O lo­cal de­ve ser in­for­ma­do a eles no iní­cio da pró­xi­ma se­ma­na, se­gun­do a pre­si­den­te do Inep (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra), Ma­ria Inês Fi­ni. O mi­nis­tro afir­mou que es­ses exa­mes não de­vem ser apli­ca­dos nas es­co­las atu­al­men­te ocu­pa­das.

Ques­ti­o­na­do so­bre por que fa­zer a re­for­ma do en­si­no mé­dio por meio de MP (me­di­da pro­vi­só­ria) –mo­ti­vo de boa par­te das ocu­pa­ções de es­co­las que re­sul­ta­ram no adi­a­men­to do exa­me–, Men­don­ça dis­se que há “ur­gên­cia” em mu­dar o en­si­no mé­dio e, por is­so, ele vai tra­ba­lhar pa­ra que a me­di­da se­ja vo­ta­da ain­da nes­te ano. ME­TRO

| JO­EL SIL­VA/FO­LHA­PRESS

Can­di­da­tos em SP, on­tem

| ROVENA RO­SA/ABR

Alu­nos na aber­tu­ra de por­tões em lo­cal de pro­va em SP on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.