CLÁUDIO HUM­BER­TO

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CLAUDIO.HUM­BER­TO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

PES­QUI­SA: 69% DESAPROVAM INVASÕES A ES­CO­LAS. Le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Pa­ra­ná Pes­qui­sa re­ve­la: 69% da po­pu­la­ção re­jei­ta as invasões às es­co­las pú­bli­cas em to­do o país. Re­a­li­za­da en­tre os di­as 1º e 3 de no­vem­bro, du­ran­te o pe­río­do de “de­so­cu­pa­ção” dos ór­gãos pú­bli­cos, a pes­qui­sa tam­bém in­di­ca que 84,2% acre­di­tam que os es­tu­dan­tes de­ve­ri­am “de­so­cu­par as es­co­las e ado­tar ou­tras for­mas de se ma­ni­fes­tar”. Ape­nas 28,3% con­cor­dam com as invasões.

MOTIVAÇÃO PO­LÍ­TI­CA. Se­gun­do a pes­qui­sa, 66,1% acre­di­tam que “mo­ti­va­ções po­lí­ti­cas” e “par­ti­dos po­lí­ti­cos” es­tão por trás do mo­vi­men­to de invasões.

É VÁ­LI­DO. Ape­sar de a mai­o­ria não con­cor­dar com as invasões às es­co­las, 62,2% con­si­de­ram “vá­li­dos” os mo­ti­vos que le­va­ram os es­tu­dan­tes a pro­tes­tar. DA­DOS DA PES­QUI­SA. O Pa­ra­ná Pes­qui­sa en­tre­vis­tou 1.418 pes­so­as em 68 mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná en­tre os di­as 1º e 3 de no­vem­bro. A mar­gem de er­ro é de 2,5%. DE­CI­SÃO DO STF DE­VE SER ESTENDIDA AOS ES­TA­DOS. De­ve se es­ten­der aos Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os a de­ci­são dos mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral que des­ti­tui dos car­gos pre­si­den­tes da Câ­ma­ra, do Se­na­do ou do pró­prio STF, que, na li­nha su­ces­só­ria da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca,

res­pon­dam a ações pe­nais na Jus­ti­ça. Pa­ra Lu­ci­a­no Oli­vei­ra, pro­fes­sor do re­no­ma­do Ib­mec, pre­va­le­cen­do o prin­cí­pio da mo­ra­li­da­de, o ve­to de­ve ser apli­ca­do às ou­tras es­fe­ras.

NO­ME FOR­TE. O no­me de Rai­mun­do Li­ra (PMDB-PB) sur­ge com for­ça pa­ra pre­si­dir o Se­na­do, mes­mo con­tra sua von­ta­de, após o seu elo­gi­a­do de­sem­pe­nho co­mo pre­si­den­te na Co­mis­são do Im­pe­a­ch­ment.

| WIL­SON DI­AS/AGÊN­CIA BRA­SIL

Rai­mun­do Li­ra (PMDB-PB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.