Bol­sa Fa­mí­lia tem 1,1 mi de be­ne­fí­ci­os ir­re­gu­la­res no país

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Pe­lo me­nos 8,05% dos 13,9 mi­lhões de be­ne­fí­ci­os do Bol­sa Fa­mí­lia apre­sen­ta­ram ir­re­gu­la­ri­da­des e se­rão can­ce­la­dos ou sus­pen­sos a par­tir des­te mês. No uni­ver­so de 1,1 mi­lhão de pro­ble­mas apon­ta­dos por uma aná­li­se en­co­men­da­da pe­lo Mi­nis­té­rio do De­sen­vol­vi­men­to So­ci­al e Agrá­rio es­tão: 469 mil com ren­da fa­mi­li­ar por pes­soa su­pe­ri­or a R$ 440, li­mi­te fi­xa­do pe­lo pro­gra­ma; e 654 mil que fo­ram sus­pen­sos com sus­pei­ta de sub­de­cla­ra­ção de ren­da.

“O ob­je­ti­vo é se­pa­rar o joio do tri­go. Qu­em re­al­men­te pre­ci­sa vai con­ti­nu­ar re­ce­ben­do o be­ne­fí­cio”, afir­mou o mi­nis­tro Os­mar Ter­ra, anun­ci­an­do que a ve­ri­fi­ca­ção se­rá fei­ta todo mês.

As pes­so­as com be­ne­fí­ci­os can­ce­la­dos ou sus­pen­sos te­rão até três me­ses pa­ra se di­ri­gir a uma agên­cia do Bol­sa Fa­mí­lia pa­ra com­pro­var ter ren­da com­pa­tí­vel e vol­tar a ter o pa­ga­men­to re­gu­la­ri­za­do. Em ja­nei­ro, 1,4 mi­lhão de be­ne­fi­ciá­ri­os se­rão cha­ma­dos pa­ra re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção ca­das­tral. Por mu­ni­cí­pi­os São Pau­lo li­de­ra o nú­me­ro de ir­re­gu­la­ri­da­des, se­gui­do por Rio de Ja­nei­ro. Pro­por­ci­o­nal­men­te, mu­ni­cí­pi­os da re­gião Sul apre­sen­tam as mai­o­res ocor­rên­ci­as de pro­ble­mas. O Dis­tri­to Fe­de­ral ocu­pa a sex­ta co­lo­ca­ção na­ci­o­nal, em números ab­so­lu­tos, tan­to em can­ce­la­men­tos – 3.606 be­ne­fí­ci­os – qu­an­to em sus­pen­sões – 5.573. Pro­ce­di­men­to A che­ca­gem foi fei­ta a par­tir de ban­cos de da­dos pú­bli­cos – Rais (Re­la­ção Anu­al de In­for­ma­ções So­ci­ais), Ca­ged (Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos), INSS e CNPJ (Ca­das­tro Na­ci­o­nal de Pes­soa Ju­rí­di­ca), por exem­plo –, com au­xí­lio da Cai­xa e da CGU (Con­tro­la­do­ria Ge­ral da União).

O TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral) tam­bém fez che­ca­gem de in­for­ma­ções, e 13 mil fa­mí­li­as be­ne­fi­ci­a­das pe­lo pro­gra­ma que te­ri­am fei­to do­a­ções elei­to­rais se­rão cha­ma­das pa­ra apre­sen­tar ex­pli­ca­ções.

MAR­CE­LO FREITAS, ME­TRO BRA­SÍ­LIA

| WILSON DI­AS/ABR

Mi­nis­tro pro­me­te pen­te-fi­no men­sal­men­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.