Te­mer e Lu­la se­rão ou­vi­dos so­bre Cu­nha

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O juiz Sér­gio Mo­ro acei­tou on­tem qua­se to­dos os 22 pe­di­dos de tes­te­mu­nhas de de­fe­sa ar­ro­la­das pe­lo ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) na La­va Ja­to, in­cluin­do o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e o ex-pre­si­den­te Lu­la.

Na pe­ti­ção, Cu­nha não ex­pli­cou exa­ta­men­te por que quer que Te­mer e Lu­la fa­lem em sua de­fe­sa. Ele é réu pe­la acu­sa­ção de ter re­ce­bi­do 1,31 mi­lhão de fran­cos suí­ços após a Pe­tro­bras com­prar cam­po de pe­tró­leo no Be­nin, na Áfri­ca.

Te­mer é o se­gun­do pre­si­den­te em exer­cí­cio a ser cha­ma­do co­mo tes­te­mu­nha na La­va Ja­to. A ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff foi con­vo­ca­da pe­lo em­prei­tei­ro Mar­ce­lo Ode­bre­cht, que de­pois de­sis­tiu do pe­di­do.

As­sim co­mo Dil­ma, Te­mer te­rá as op­ções de ser ou­vi­do em au­di­ên­cia ou dar as res­pos­tas por es­cri­to. Mo­ro de­ter­mi­nou que o pre­si­den­te co­mu­ni­que sua pre­fe­rên­cia em até cin­co di­as. Já Lu­la de­ve ser ou­vi­do “pre­fe­ri­vel­men­te por vi­de­o­con­fe­rên­cia”, se­gun­do o juiz.

O ma­gis­tra­do de­ter­mi­nou au­di­ên­ci­as de ou­tras tes­te­mu­nhas, in­cluin­do o ex-se­na­dor Del­cí­dio do Ama­ral e o ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró.

Mo­ro bar­rou ape­nas du­as fun­ci­o­ná­ri­as do ban­co Mer­ril Lyn­ch, na Suí­ça, e o re­pre­sen­tan­te de uma con­sul­to­ria in­ter­na­ci­o­nal. Se­gun­do Mo­ro, os de­poi­men­tos não são im­pres­cin­dí­veis. ME­TRO CU­RI­TI­BA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.