‘13’ TRAZ A EVO­LU­ÇÃO DO RA­CIS­MO

DO­CU­MEN­TÁ­RIO DO NET­FLIX FA­LA DA QUES­TÃO RA­CI­AL NOS EUA

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

“Cho­rei mui­to fa­zen­do es­te fil­me”, diz Ava DuVer­nay so­bre “13”, do­cu­men­tá­rio atu­al­men­te dis­po­ní­vel no ser­vi­ço de stre­a­ming Net­flix.

A di­re­to­ra não te­ve mui­to tempo en­tre as fil­ma­gens de “Sel­ma”, seu lon­ga in­di­ca­do ao Os­car so­bre Mar­tin Luther King Jr., e o no­vo fil­me, que tra­ça a evo­lu­ção do ra­cis­mo nos EUA des­de o fim da Guer­ra Ci­vil até al­gu­mas se­ma­nas atrás.

Is­so se de­ve ao fa­to de DuVer­nay ter as­sis­ti­do a mil ho­ras de ma­te­ri­al com ar­qui­vos vi­o­len­tos e ra­cis­tas pou­co de­pois de di­ri­gir uma re­cri­a­ção so­bre ati­vis­tas ne­gros sen­do es­pan­ca­dos e até mes­mo mor­tos em 1964.

No en­tan­to, “13” era im­por­tan­te o su­fi­ci­en­te pa­ra que ela en­fren­tas­se a dor. Seu fil­me, que se tor­nou o pri­mei­ro do­cu­men­tá­rio da his­tó­ria a abrir o Fes­ti­val de Ci­ne­ma de NY, mos­tra a as­cen­são do sis­te­ma pri­si­o­nal nos EUA e a for­ma co­mo is­so vi­sa des­truir os ne­gros e os bair­ros de bai­xa ren­da.

O lon­ga ain­da exi­be a mi­li­ta­ri­za­ção da po­lí­cia e mos­tra a de­mo­ni­za­ção dos ne­gros no ci­ne­ma mu­do de D. W. Grif­fith e a co­ber­tu­ra te­le­vi­si­va atu­al. “13” é o fil­me per­fei­to pa­ra ver às vés­pe­ras das elei­ções ame­ri­ca­nas. “Se você mu­da a ma­nei­ra de pen­sar, en­tão te­mos uma mu­dan­ça so­ci­al”, diz DuVer­nay.

A di­re­to­ra com­pa­ra lan­çar luz so­bre es­sas ques­tões à cres­cen­te cons­ci­ên­cia dos di­rei­tos dos trans­gê­ne­ros.

“13” é um fil­me in­ten­so à me­di­da que avan­ça en­tre as dé­ca­das e in­clui até mes­mo uma pla­ca que mos­tra o au­men­to da po­pu­la­ção pri­si­o­nal nos EUA con­for­me as leis pa­ra ne­gros se tor­nam mais e mais in­si­di­o­sas.

No exa­to mo­men­to em que o do­cu­men­tá­rio es­treia, ve­mos as re­cen­tes on­das de vi­o­lên­cia po­li­ci­al que cau­sa­ram fu­ror nos EUA, aju­dan­do a cri­ar gru­pos de ati­vis­tas co­mo Black Li­ves Mat­ter (Vi­das Ne­gras Im­por­tam).

“Foi du­ro sa­ber que o do­cu­men­tá­rio nun­ca es­ta­rá com­ple­to, nem ago­ra nem em bre­ve, por­que sem­pre ha­ve­rá al­guém [ví­ti­ma de vi­o­lên­cia] que não vai es­tar ne­le”. ME­TRO IN­TER­NA­CI­O­NAL

| DIVULGAÇÃO

Di­re­to­ra de ‘Sel­ma’, Ava DuVer­nay di­ri­ge o do­cu­men­tá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.