País pa­ti­na nas me­tas do pla­no de edu­ca­ção

Dos 20 ob­je­ti­vos pa­ra a área no Bra­sil, ape­nas um de­les já foi atin­gi­do até ago­ra

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MAR­CE­LO FREITAS, ME­TRO BRA­SÍ­LIA

O Bra­sil es­tá lon­ge de cum­prir me­tas do Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção, fi­xa­das até 2024. Re­la­tó­rio de mo­ni­to­ra­men­to di­vul­ga­do on­tem pe­lo Inep (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra) re­ve­la que ne­nhum dos 20 com­pro­mis­sos fo­ram in­te­gral­men­te cum­pri­dos até ago­ra (ve­ja qua­dro).

A me­ta 6, so­bre a ofer­ta de edu­ca­ção in­te­gral, é a úni­ca em es­tá­gio avan­ça­do: há va­gas na re­de pú­bli­ca, mas as ma­trí­cu­las ain­da são em nú­me­ro me­nor. O país tem 414 mil alu­nos de 6 a 14 anos fo­ra da es­co­la e o anal­fa­be­tis­mo fun­ci­o­nal en­tre adul­tos es­tá em 17,6%. O fi­nan­ci­a­men­to é apon­ta­do co­mo um dos mai­o­res de­sa­fi­os. De 2004 a 2014, o in­ves­ti­men­to na área cres­ceu 1,5 ponto per­cen­tu­al, mas es­tá es­tag­na­do em 6% do PIB. O es­tu­do es­ti­ma a ne­ces­si­da­de de mais R$ 225 bi­lhões na pró­xi­ma dé­ca­da pa­ra atin­gir a me­ta de 10% do PIB apli­ca­do no se­tor.

No en­si­no fun­da­men­tal, 22% dos alu­nos têm di­fi­cul­da­de em ler e en­ten­der tex­tos sim­ples e 24%, de apren­der ma­te­má­ti­ca. Três em ca­da 10 es­tu­dan­tes não con­clu­em os es­tu­dos na ida­de cer­ta. O bra­si­lei­ro fi­ca em mé­dia 9,9 anos na es­co­la – a me­ta é 12 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.