EUA 2016: De­mo­cra­tas es­tão em van­ta­gem na vo­ta­ção pa­ra o Se­na­do

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O Par­ti­do De­mo­cra­ta es­ta­va em li­gei­ra van­ta­gem so­bre o Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no na dis­pu­ta pe­lo con­tro­le do Se­na­do dos Es­ta­dos Uni­dos nas elei­ções de on­tem. O re­sul­ta­do fi­nal de­ter­mi­na­rá a di­fi­cul­da­de que o no­vo pre­si­den­te irá en­fren­tar pa­ra apro­var uma lei. Se­gun­do ana­lis­tas, o re­sul­ta­do de­ve de­mo­rar pa­ra ser co­nhe­ci­do por conta do al­to nú­me­ro de dis­pu­tas acir­ra­das.

O si­te de pes­qui­sas “Re­al­Cle­ar­Po­li­tics.com” in­di­ca­va on­tem que de­mo­cra­tas pro­va­vel­men­te irão con­se­guir um lu­gar no Se­na­do que era dos re­pu­bli­ca­nos e lis­tou oi­to ou­tros as­sen­tos re­pu­bli­ca­nos co­mo “em aber­to”. Dis­pu­tas por as­sen­tos na Câ­ma­ra não in­di­ca­ram qual­quer ten­dên­cia cla­ra.

Mas pro­je­ções do jor­nal “The New York Ti­mes” e do si­te de pre­vi­sões “Fi­veThirtyEight.com” in­di­ca­vam de­mo­cra­tas com so­men­te pou­co mais de 50% de chan­ce de ter con­tro­le do Se­na­do quan­do ele se reu­nir no­va­men­te em 3 de ja­nei­ro pa­ra dis­cu­tir as­sun­tos in­ten­sos, co­mo uma no­me­a­ção pa­ra a Su­pre­ma Cor­te dos EUA, imi­gra­ção e acor­dos de li­vre co­mér­cio. Vo­ta­ção ge­ral Nos EUA, as elei­ções, além do pre­si­den­te, ser­vem ain­da pa­ra es­co­lher de­pu­ta­dos da Câ­ma­ra de Re­pre­sen­tan­tes e se­na­do­res. Juí­zes, de­le­ga­dos de po­lí­cia, ofi­ci­ais de Jus­ti­ça e ou­tras fun­ções do ser­vi­ço pú­bli­co tam­bém são elei­tos na mes­ma vo­ta­ção. Al­guns Es­ta­dos até apro­vei­tam pa­ra es­co­lher seus de­pu­ta­dos es­ta­du­ais no mes­mo dia. ME­TRO

| CH­RIS KEANE/REU­TERS

Elei­to­ra ame­ri­ca­na vo­ta na Ca­ro­li­na do Nor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.