Es­ta­do Islâmico se­ques­trou 295 per­to de Mos­sul

Jiha­dis­tas tam­bém le­vam fa­mí­li­as in­tei­ras pa­ra usar co­mo es­cu­do hu­ma­no durante avan­ço das for­ças do go­ver­no

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Com­ba­ten­tes do EI (Es­ta­do Islâmico) se­ques­tra­ram 295 ex-mem­bros das For­ças de Se­gu­ran­ça do Ira­que per­to de Mos­sul, bas­tião dos mi­li­tan­tes, e tam­bém obri­ga­ram 1,5 mil fa­mí­li­as a re­cu­ar com eles da ci­da­de de Ham­mam al Alil, dis­se o Ac­nudh (Al­to Co­mis­sa­ri­a­do das Na­ções Uni­das pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos).

Os se­ques­tros acon­te­ce­ram na se­ma­na pas­sa­da, en­quan­to for­ças do go­ver­no ira­qui­a­no, com­ba­ten­tes cur­dos pesh­mer­ga e mi­lí­ci­as xi­i­tas, apoi­a­das por ata­ques aé­re­os dos Es­ta­dos Uni­dos, le­va­vam a cabo uma ofen­si­va pa­ra re­cap­tu­rar Mos­sul do Es­ta­do Islâmico.

“Pes­so­as mo­vi­das à for­ça ou se­ques­tra­das, pa­re­ce, es­tão ou sen­do usa­das co­mo es­cu­dos hu­ma­nos ou – de­pen­den­do de su­as su­pos­tas fi­li­a­ções – mor­tas”, dis­se Ra­vi­na Sham­da­sa­ni, por­ta-voz do Ac­nudh.

Cer­ca de cem dos ex-mem­bros das For­ças de Se­gu­ran­ça fo­ram le­va­dos per­to da meia-noi­te de 3 de no­vem­bro do vi­la­re­jo de Mawaly, que fi­ca apro­xi­ma­dos 20 quilô­me­tros a oes­te de Mos­sul. Ou­tros 195 fo­ram rap­ta­dos en­tre 1º e 4 de no­vem­bro de vi­la­re­jos do dis­tri­to de Tal Afar. “As fa­mí­li­as se­ques­tra­das es­tão sen­do con­du­zi­das de sua ci­da­de pa­ra o ae­ro­por­to de Mos­sul”, dis­se Sham­da­san. “O des­ti­no des­tes ci­vis é des­co­nhe­ci­do no mo­men­to.” A ONU tam­bém tem in­for­ma­ções de que ao me­nos 30 xei­ques fo­ram se­ques­tra­dos no dis­tri­to de Sin­jar em 2 ou 3 de no­vem­bro e le­va­dos a um lo­cal des­co­nhe­ci­do. A en­ti­da­de es­tá ten­tan­do ve­ri­fi­car re­la­to de que 18 de­les fo­ram mor­tos no dia 4 de no­vem­bro em Tal Afar.

A ope­ra­ção con­tra o bas­tião ira­qui­a­no do EI en­trou em sua quar­ta se­ma­na, e até ago­ra as for­ças do Ira­que só con­se­gui­ram se fi­xar em uma pe­que­na par­te de Mos­sul.

ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.