“To­da cri­an­ça pode apren­der”

Metro Brazil (ABC) - - Educação - ANTÔ­NIO BA­TIS­TA Co­or­de­na­dor de De­sen­vol­vi­men­to de pes­qui­sa do Cen­pec

Há qu­em se sur­pre­en­da com a exis­tên­cia de es­co­las pú­bli­cas de boa qua­li­da­de, ain­da mais se es­ti­ve­rem em fa­ve­las, bair­ros po­bres, no cam­po, em co­mu­ni­da­des in­dí­ge­nas ou qui­lom­bo­las. Mas elas exis­tem e es­tão aí pa­ra su­pe­rar um dos pre­con­cei­tos mais en­rai­za­dos de nos­so país: o de que a es­co­la pú­bli­ca é sem­pre de pi­or qua­li­da­de, pois atende cri­an­ças po­bres, com di­fí­ceis con­di­ções de vi­da, o que li­mi­ta­ria sua apren­di­za­gem. Te­ria tam­bém edu­ca­do­res pi­or for­ma­dos, que não se im­por­ta­ri­am com seus alu­nos.

Tra­ba­lhar com cri­an­ças e jo­vens com es­se per­fil traz mais di­fi­cul­da­des e de­sa­fi­os. O mai­or é fa­zer com que to­dos, em es­pe­ci­al a co­mu­ni­da­de es­co­lar, acre­di­tem que to­da cri­an­ça, in­de­pen­den­te­men­te de sua ori­gem so­ci­al, é ca­paz de apren­der. Pa­ra is­so, é pre­ci­so que a es­co­la acre­di­te em seus alu­nos e se or­ga­ni­ze pa­ra re­co­nhe­cer as po­ten­ci­a­li­da­des, os co­nhe­ci­men­tos e os va­lo­res que eles pos­su­em, bem co­mo va­lo­ri­zar sua cul­tu­ra e iden­ti­da­de. Com o ob­je­ti­vo de que ca­da um apren­da mais.

Ou­tro as­pec­to im­por­tan­te é que to­das as es­co­las es­tão re­la­ci­o­na­das, es­pe­ci­al­men­te aque­las de uma mes­ma vi­zi­nhan­ça. O que ca­da uma faz afe­ta as ou­tras. Quan­do uma me­lho­ra, ela se tor­na, com ra­zão, mui­to atra­ti­va pa­ra as fa­mí­li­as, que pas­sam a evi­tar as es­co­las vi­zi­nhas. Com is­so, elas se tor­nam ca­da vez me­lho­res.

No sen­ti­do con­trá­rio, as es­co­las vi­zi­nhas dei­xam de atrair es­ses alu­nos, e pas­sam a con­cen­trar alu­nos mui­to dis­tan­tes des­se per­fil.

Com is­so, vão ten­do ca­da vez mais di­fi­cul­da­des pa­ra pos­si­bi­li­tar um en­si­no de qua­li­da­de. Pro­fes­so­res e ges­to­res tam­bém pas­sam a evi­tá-las. As­sim, é im­por­tan­te que as es­co­las que se re­la­ci­o­nam num lo­cal vul­ne­rá­vel me­lho­rem jun­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.