Re­des so­ci­ais tam­bém po­dem aju­dar nos es­tu­dos

Ris­co de dis­per­são é re­al, mas WhatsApp, Fa­ce­bo­ok e ou­tros apli­ca­ti­vos po­dem sim dar uma for­ça pa­ra os es­tu­dan­tes

Metro Brazil (ABC) - - Educação - CAR­LOS MINUANO

Você co­nhe­ce al­guém que não usa ce­lu­lar ou que não es­tá em al­gu­ma re­de so­ci­al? Exis­te, mas pre­ci­sa pro­cu­rar mui­to. Afi­nal, gos­tan­do ou não, é lá que a vi­da es­tá “bom­ban­do”. A mai­o­ria pas­sa gran­de par­te do dia co­nec­ta­da ao mun­di­nho vir­tu­al. E se até mar­man­jos não des­gru­dam de seus smartpho­nes por na­da, ima­gi­ne os ris­cos de dis­per­são pa­ra um jo­vem que se pre­pa­ra pa­ra pres­tar o ves­ti­bu­lar?

Cal­ma. Não pre­ci­sa cor­rer pa­ra blo­que­ar ami­gos ou apa­gar per­fis. Es­tu­dar pa­ra o ves­ti­bu­lar e con­ti­nu­ar vi­ven­do no mun­do vir­tu­al, acre­di­te, é pos­sí­vel. E a so­lu­ção pode es­tar jus­ta­men­te lá, nas re­des so­ci­ais. Mui­tos es­tu­dan­tes já fa­zem da in­ter­net uma pla­ta­for­ma de es­tu­dos, por exem­plo, em gru­pos no WhatsApp e Fa­ce­bo­ok.

É pre­ci­so, en­tre­tan­to, ter cui­da­do, e não en­trar em qual­quer um, ad­ver­te o pro­fes­sor Claudio Rec­co, que há mais de 30 anos tra­ba­lha com cur­sos pré-ves­ti­bu­la­res.

“Al­guns não ser­vem pa­ra na­da, já ou­tros, cri­a­dos por es­tu­dan­tes, fun­ci­o­nam mui­to bem, e po­dem aju­dar um bo­ca­do”, diz o pro­fes­sor. “Ser­vem pa­ra es­tu­dan­tes ti­ra­rem dú­vi­das e se aju­da­rem, e al­guns pro­fes­so­res par­ti­ci­pam”. É o ca­so de­le, que man­tém um blog pa­ra es­tu­dan­tes e edu­ca­do­res (clau­di­o­rec­co.com.br).

Além de apoi­ar nas vá­ri­as dis­ci­pli­nas, es­ses es­pa­ços ser­vem pa­ra tro­ca de in­for­ma­ções so­bre o mun­do dos ves­ti­bu­la­res, co­mo pro­ce­di­men­tos, da­ta de ins­cri­ções, ta­xas, ava­li­a­ção de ins­ti­tui­ções, pro­vas e ou­tras. Po­rém, não pode “vi­rar fes­ta”, ad­ver­te Rec­co.

A di­ca é: fa­ça um uso mo­de­ra­do, e den­tro de um pla­ne­ja­men­to. “Se durante o ho­rá­rio de es­tu­do de al­gu­ma ma­té­ria você pa­rar pa­ra aces­sar su­as re­des, é cla­ro que is­so vai atra­pa­lhar seu de­sem­pe­nho”, con­clui.

| PIXABAY

Uso das re­des, mes­mo que vol­ta­do aos es­tu­dos, de­ve ser mo­de­ra­do e se­guir um pla­ne­ja­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.