DO VER­ME­LHO PA­RA O AZUL

Pre­fei­tos pe­tis­tas e tu­ca­nos dão iní­cio à tran­si­ção dos go­ver­nos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

Os pre­fei­tos elei­tos de San­to An­dré e São Ber­nar­do de­ram iní­cio on­tem ao pro­ces­so de tran­si­ção de go­ver­no. Foi a pri­mei­ra vez após o fim do se­gun­do tur­no, em 30 de ou­tu­bro, que os fu­tu­ros che­fes das pre­fei­tu­ras se en­con­tra­ram com os atu­ais e ti­ve­ram con­ta­to com os te­mas da ad­mi­nis­tra­ção ofi­ci­al­men­te.

A saú­de fi­nan­cei­ra dos co­fres pú­bli­cos foi o prin­ci­pal te­ma de­ba­ti­do en­tre os po­lí­ti­cos, que de­vem tra­ba­lhar no pró­xi­mo ano ain­da com re­cei­tas im­pac­ta­das pe­la cri­se econô­mi­ca e a con­se­quen­te que­da na ar­re­ca­da­ção.

O en­con­tro en­tre os ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos Luiz Ma­ri­nho (PT) e Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) foi rá­pi­do e am­bos fa­la­ram com a im­pren­sa se­pa­ra­da­men­te. “Acho que há boa von­ta­de pa­ra fa­ci­li­tar (as in­for­ma­ções) e pa­ra que pos­sa­mos as­su­mir um bom man­da­to”, dis­se Mo­ran­do. Os dois apre­sen­ta­ram os no­mes dos téc­ni­cos que par­ti­ci­pa­rão da tran­si­ção. Um e-mail foi cri­a­do pa­ra que a equi­pe do pre­fei­to elei­to en­vie su­as so­li­ci­ta­ções de in­for­ma­ções.

Mo­ran­do dis­se que a prin­ci­pal ques­tão nes­ta fa­se se­rá or­ça­men­tá­ria. “A dí­vi­da e a que­da na ar­re­ca­da­ção são pre­o­cu­pan­tes. Boa par­te da tran­si­ção vai se fo­car tam­bém no que ire­mos cor­tar já em 1º de ja­nei­ro”, afir­mou.

De acor­do com o pre­fei­to elei­to, a equi­pe vai ve­ri­fi­car a quan­ti­da­de de con­tra­tos pa­ra alu­guel de veí­cu­los ofi­ci­ais e se o mu­ni­cí­pio te­rá al­gum ônus em rom­pê-los. Uma das pro­mes­sas de cam­pa­nha de Or­lan­do é acabar com “re­ga­li­as” pa­ra o al­to es­ca­lão mu­ni­ci­pal.

So­bre o or­ça­men­to da ci­da­de, Ma­ri­nho dis­se que o no­vo pre­fei­to vai en­con­trar si­tu­a­ção con­for­tá­vel e uma ci­da­de pla­ne­ja­da. “Com­pa­ra­do com ou­tras ci­da­des, é uma si­tu­a­ção in­ve­já­vel. Nós cri­a­mos as con­di­ções pa­ra dei­xar as fi­nan­ças or­ga­ni­za­das in­de­pen­den­te de qu­em iria sen­tar aqui em ja­nei­ro”, dis­se.

O pe­tis­ta sa­li­en­tou, po­rém, que hou­ve que­da na ar­re­ca­da­ção de im­pos­tos por conta da cri­se e a si­tu­a­ção da ci­da­de de­ve me­lho­rar ape­nas em 2018. San­to An­dré Em cli­ma bem mais amis­to­so, Pau­li­nho Ser­ra (PSDB), que par­ti­ci­pou do atu­al go­ver­no co­mo se­cre­tá­rio, foi re­ce­bi­do por seu ex-che­fe na pre­fei­tu­ra e ex-ad­ver­sá­rio nas ur­nas Car­los Gra­na (PT). Os dois con­ce­de­ram co­le­ti­va de im­pren­sa jun­tos so­bre a tran­si­ção. “A reu­nião foi bas­tan­te pro­du­ti­va, pro­vei­to­sa, no es­pí­ri­to de que a elei­ção ter­mi­nou dia 30 e ago­ra nos ca­be cri­ar as me­lho­res con­di­ções pos­sí­veis pa­ra que a no­va ges­tão as­su­ma a par­tir de 1º de ja­nei­ro”, dis­se o pe­tis­ta.

Pau­li­nho afir­mou que en­tre as prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções pa­ra 2017 es­tão as dí­vi­das da pre­fei­tu­ra. Nos úl­ti­mos anos, a ges­tão de Gra­na tem pu­bli­ca­do que­bra de or­dem cro­no­ló­gi­ca de pa­ga­men­tos de con­tra­tos pa­ra atra­sar a qui­ta­ção com os for­ne­ce­do­res. “Hoje a gen­te tem cer­te­za que vai as­su­mir a ci­da­de com mon­tan­te gran­de de dí­vi­da. Não as de gran­de pra­zo, mas aque­las do co­ti­di­a­no. São es­sas que nos pre­o­cu­pam. Ela (que­bra da or­dem cro­no­ló­gi­ca) vi­rou re­gra no fi­nal por equí­vo­co da ges­tão. Va­mos qui­tar es­sas dí­vi­das fa­zen­do es­for­ço pa­ra en­xu­gar a má­qui­na pú­bli­ca.”

Ape­sar de não fa­lar em números, Gra­na dis­se que a dí­vi­da de­ve cres­cer. “Com a cri­se econô­mi­ca, ti­ve­mos au­men­to da dí­vi­da. Te­mos uma sé­rie de for­ne­ce­do­res atra­sa­dos que o no­vo go­ver­no te­rá de ne­go­ci­ar os pra­zos de pa­ga­men­to”, afir­mou.

FOTOS: ALES­SAN­DRO VAL­LE/ABCDIGIPRESS

Pau­li­nho Ser­ra (PSDB) e Car­los Gra­na (PT) fi­ze­ram reu­nião ami­gá­vel em San­to An­dré

Ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos Luiz Ma­ri­nho (PT) e Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) se en­con­tra­ram on­tem em São Ber­nar­do

| FOTOS: ALES­SAN­DRO VAL­LE/ABCDIGIPRESS

Pau­li­nho Ser­ra (esq.) e Car­los Gra­na (dir.) em en­con­tro amis­to­so on­tem

Luiz Ma­ri­nho (esq.) e Or­lan­do Mo­ran­do (dir.) se en­con­tra­ram pe­la pri­mei­ra vez após as elei­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.