Pa­co­te an­ti­cor­rup­ção é fe­cha­do

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O de­pu­ta­do Onyx Lo­ren­zo­ni (DEM-RS) apre­sen­tou on­tem re­la­tó­rio fi­nal so­bre o pa­co­te de me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção, su­ge­ri­do por ini­ci­a­ti­va po­pu­lar ca­pi­ta­ne­a­da pe­lo MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral).

Foi con­ce­di­do mais tem­po pa­ra os in­te­gran­tes da Co­mis­são Es­pe­ci­al ana­li­sa­rem o tex­to. A pre­vi­são é de vo­tar as pro­pos­tas em ple­ná­rio em 9 de de­zem­bro.

O re­la­tor aca­tou a cri­mi­na­li­za­ção do cai­xa 2, mas não es­ten­deu a anis­tia a po­lí­ti­cos.

Um gru­po de de­pu­ta­dos en­ten­de que a prá­ti­ca só pas­sa a ser cri­me após a lei en­trar em vi­gor. A pe­na pre­vis­ta é de 2 a 5 anos mais mul­ta.

Lo­ren­zo­ni também al­te­rou a pro­pos­ta ori­gi­nal no pro­je­to so­bre tes­tes de in­te­gri­da­de pa­ra ser­vi­do­res pú­bli­cos que se­rá ape­nas pa­ra pro­ces­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos, não cri­mi­nais, co­mo su­ge­riu o MPF.

O re­la­tó­rio fi­nal ino­va ao cri­ar o “in­for­man­te do bem”, tes­te­mu­nha que po­de aju­dar no es­cla­re­ci­men­tos dos ca­sos; e ao au­to­ri­zar re­du­ção de pe­nas de cri­mi­no­sos que ad­mi­tem a cul­pa.

O tex­to também tor­nou mais ri­go­ro­so cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de.

Res­tri­ta ape­nas a agen­tes pú­bli­cos na pro­pos­ta ori­gi­nal, a pu­ni­ção também se­rá es­ten­di­da a juí­zes e mem­bros do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.

ME­TRO BRA­SÍ­LIA

| LU­CIO BER­NAR­DO JR. / C­MA­RA DOS DE­PU­TA­DOS

Onyx Lo­ren­zo­ni apre­sen­tou re­la­tó­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.