PL da le­ni­ên­cia ‘fe­re de mor­te’ La­va Ja­to, diz MPF

Pro­cu­ra­do­res pro­tes­ta­ram con­tra tre­cho de pro­je­to de lei em tra­mi­ta­ção na Câ­ma­ra que im­pe­de pu­ni­ção de pes­so­as fí­si­cas após em­pre­sa de­las fe­char acor­do

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RA­FA­EL NE­VES

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) se ma­ni­fes­tou on­tem con­tra um tre­cho do Pro­je­to de Lei 3636/15, que al­te­ra re­gras pa­ra os acor­dos de le­ni­ên­cia, es­pé­cie de “de­la­ção pre­mi­a­da pa­ra em­pre­sas”.

A me­di­da, se­gun­do os pro­cu­ra­do­res, “fe­re de mor­te” a ope­ra­ção La­va Ja­to e fu­tu­ras in­ves­ti­ga­ções so­bre cor­rup­ção, por­que im­pe­de que se pu­nam as pes­so­as fí­si­cas li­ga­das à em­pre­sa as­sim que ela fe­che o acor­do com ou­tro ór­gão que não o MPF.

“Ela li­be­ra to­tal­men­te as pes­so­as de qual­quer res­pon­sa­bi­li­da­de cri­mi­nal, e is­so sig­ni­fi­ca­ria en­ter­rar a La­va Ja­to”, ava­lia o pro­cu­ra­dor Car­los Fer­nan­do dos San­tos Li­ma. Se­gun­do ele, um po­ten­ci­al de­la­tor não te­ria ra­zão pa­ra con­fes­sar seus cri­mes, por­que já es­ta­ria fo­ra do al­can­ce da Jus­ti­ça após a em­pre­sa em que atu­a­va fe­char le­ni­ên­cia.

O tex­to, um subs­ti­tu­ti­vo pro­pos­to ao PL 3636/15 – cu­jo re­la­tor é o lí­der do go­ver­no na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, An­dré Mou­ra (PSC-SE) –, cir­cu­lou en­tre os par­la­men­ta­res na noi­te da úl­ti­ma ter­ça. Mou­ra pro­to­co­lou um re­que­ri­men­to com as­si­na­tu­ra de lí- de­res de 15 par­ti­dos pa­ra que ele fos­se vo­ta­do em re­gi­me de ur­gên­cia.

Mas a vo­ta­ção, que acon­te­ce­ria on­tem à tar­de, foi re­ti­ra­da de pau­ta pe­lo pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) e adi­a­da. O de­pu­ta­do dis­se que a ques­tão não es­ta­ria “har­mo­ni­za­da” e que não há con­cor­dân­cia en­tre os de­pu­ta­dos, mas pre­vê que o te­ma de­ve ser ana­li­sa­do em bre­ve.

A La­va Ja­to já fe­chou até o mo­men­to seis acor­dos de le­ni­ên­cia, e há vá­ri­os ou­tros em ne­go­ci­a­ção. Se­gun­do o MPF, se a lei pas­sar a vi­go­rar nes­ses ter­mos, até exe­cu­ti­vos já con­de­na­dos pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro po­de­rão fi­car imu­nes.

“A nos­sa pers­pec­ti­va é que, se for apro­va­do es­se subs­ti­tu­ti­vo, a La­va Ja­to es­ta­rá fe­ri­da de mor­te”, pre­vê o pro­cu­ra­dor Del­tan Dal­lag­nol.

| PAU­LO LIS­BOA / FO­LHA­PRESS

Pro­cu­ra­do­res te­mem que pro­je­to de lei, no mo­do co­mo es­tá, su­fo­que as in­ves­ti­ga­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.