Pe­tro­bras não des­car­ta no­vos cor­tes de pre­ço

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O di­re­tor de Re­fi­no e Gás da Pe­tro­bras, Jor­ge Ce­les­ti­no, dis­se on­tem que a es­ta­tal po­de­rá pro­mo­ver novas re­du­ções de pre­ços dos com­bus­tí­veis ca­so as co­ta­ções do pe­tró­leo nos mer­ca­dos in­ter­na­ci­o­nais con­ti­nu­em cain­do.

“Sim (po­de es­pe­rar que­da). A nos­sa gran­de de­cla­ra­ção é que va­mos ter pre­ços ali­nha­dos com o mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal. Te­mos e te­re­mos pre­ços ali­nha­dos”, afir­mou o exe­cu­ti­vo.

A de­cla­ra­ção foi da­da após a com­pa­nhia re­a­li­zar, on­tem, um no­vo cor­te nos va­lo­res da ga­so­li­na e do di­e­sel, na se­gun­da re­du­ção de pre­ços em me­nos de um mês.

Mas des­sa vez a em­pre­sa fez um cor­te mais pro­fun­do nos pre­ços nas re­fi­na­ri­as, de 10,4% no va­lor do di­e­sel e de 3,1% na ga­so­li­na.

Na re­du­ção de pre­ços em ou­tu­bro, a que­da no va­lor na re­fi­na­ria não che­gou às bom­bas, no ca­so da ga­so­li­na, uma vez que o va­lor do eta­nol mis­tu­ra­do ao com­bus­tí­vel fós­sil es­tá em al­ta.

A ava­li­a­ção ago­ra é de uma que­da de R$ 0,05 no li­tro da ga­so­li­na e de R$ 0,20 no li­tro do di­e­sel, se o re­a­jus­te for re­pas­sa­do in­te­gral­men­te.

“Is­so de­pen­de de mui­tos fa­to­res. E o mer­ca­do tem pre­ços li­vres”, ava­li­ou Ce­les­ti­no.

Com o no­vo cor­te de pre­ços, a Pe­tro­bras ten­ta com­ba­ter a per­da de mer­ca­do por for­tes im­por­ta­ções de seus con­cor­ren­tes. Em ou­tu­bro, o país im­por­tou 1 mi­lhão de me­tros cú­bi­cos de di­e­sel e 190 mil me­tros cú­bi­cos de ga­so­li­na, an­te im­por­ta­ção de cer­ca de 250 mil me­tros cú­bi­cos no iní­cio do ano.

O di­re­tor da pe­tro­lei­ra ga­ran­tiu ain­da que os dois cor­tes nos pre­ços do di­e­sel e da ga­so­li­na não vão afe­tar os re­sul­ta­dos da em­pre­sa por­que a de­ci­são es­tá “bem ali­nha­da ao pla­no de ne­gó­ci­os da com­pa­nhia”.

A Pe­tro­bras di­vul­ga ho­je os re­sul­ta­dos fi­nan­cei­ros do ter­cei­ro tri­mes­tre.

| R. NEDDERMEYER/ FO­TOS PÚ­BLI­CAS

Pre­ço da ga­so­li­na caiu 3,1% nas re­fi­na­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.