‘Trump não se pre­o­cu­pa com a Amé­ri­ca La­ti­na’

Se­gun­do ana­lis­ta de re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais, no­vo pre­si­den­te irá se de­di­car qua­se ex­clu­si­va­men­te a as­sun­tos do­més­ti­cos

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A agenda de Do­nald Trump, na mai­or par­te do tem­po du­ran­te os pró­xi­mos qua­tro anos, se­rá “de or­dem do­més­ti­ca”, cum­prin­do a tra­di­ção da ve­lha gu­ar­da re­pu­bli­ca­na nos Es­ta­dos Uni­dos. A opi­nião é do pro­fes­sor de po­lí­ti­ca e ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca Ro­bert Gregory Michner.

“Ele não tem uma gran­de pre­o­cu­pa­ção com a Amé­ri­ca La­ti­na, sal­vo no sen­ti­do ne­ga­ti­vo, em ter­mos de imi­gra­ção ile­gal”, afir­mou Michner. “Aque­la de­fe­sa da de­mo­cra­cia e de um go­ver­no aber­to que tem Ba­rack Oba­ma não vai ser de mui­ta

“Pa­ra os bra­si­lei­ros que quei­ram ir pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, pro­va­vel­men­te vai fi­car mais di­fí­cil ob­ter vis­to”

im­por­tân­cia pa­ra Trump. Vai ser mais im­por­tan­te as­se­gu­rar que to­dos se­jam ali­a­dos dos Es­ta­dos Uni­dos. Que o Bra­sil e a Amé­ri­ca La­ti­na es­te­jam fir­me­men­te pró-Es­ta­dos Uni­dos.”

De acor­do com o pro­fes­sor, pa­ra os bra­si­lei­ros que quei­ram ir pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, pro­va­vel­men­te vai fi­car mais di­fí­cil ob­ter vis­to.

Pa­ra o ju­ris­ta bra­si­lei­ro e ex-mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res Fran­cis­co Re­zek, Trump é al­guém que não tem co­mo os in­te­res­ses na­ci­o­nais de­les à luz da co­mu­ni­da­de hu­ma­na que po­voa o pla­ne­ta.

“Co­mo so­mos uma par­te ex­pres­si­va des­te mun­do, um país de di­men­sões ter­ri­to­ri­al e hu­ma­na co­los­sais, is­so nos afe­ta. Mas não nos afe­ta mais do que a ou­tros, co­mo a co­mu­ni­da­de eu­ro­peia, o Rei­no Uni­do, a Rús­sia e ou­tras na­ções”, afir­mou Re­zek. ME­TRO

RO­BERT GREGORY MICHNER, PRO­FES­SOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.