‘Pe­que­no Se­gre­do’ ini­cia sua tra­je­tó­ria

Re­pre­sen­tan­te bra­si­lei­ro na dis­pu­ta por uma in­di­ca­ção ao Os­car, lon­ga ba­se­a­do em his­tó­ria bi­o­grá­fi­ca de fa­mí­lia de ve­le­ja­do­res che­ga, en­fim, aos ci­ne­mas

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

A his­tó­ria da ir­mã ado­ti­va do di­re­tor Da­vid Schur­mann, 42, é o mo­te de “Pe­que­no Se­gre­do”, que es­treia, en­fim, ho­je.

Mes­mo sem ter si­do exi­bi­do co­mer­ci­al­men­te, o lon­ga mo­ti­va dis­cus­sões aca­lo­ra­das há dois me­ses após ter ti­ra­do do fa­vo­ri­to “Aqua­rius”, de Kle­ber Men­don­ça Fi­lho, a in­di­ca­ção pa­ra re­pre­sen­tar o Bra­sil na dis­pu­ta por uma va­ga en­tre os con­cor­ren­tes a me­lhor fil­me es­tran­gei­ro no Os­car.

“Re­a­li­za­mos di­ver­sas ses­sões es­pe­ci­ais no Bra­sil e no ex­te­ri­or. A ca­da exi­bi­ção re­a­li­za­da, sem­pre vi­nha o co­men­tá­rio: es­se fil­me é ‘a ca­ra do Os­car’. Es­se co­men­tá­rio sem­pre foi fei­to ba­se­a­do em ar­gu­men­tos im­por­tan­tes. En­tre eles, des­ta­co a pró­pria his­tó­ria de ‘Pe­que­no Se­gre­do’, uma tra­ma uni­ver­sal, de amor in­con­di­ci­o­nal, ca­paz de emo­ci­o­nar pla­tei­as de di­fe­ren­tes na­ci­o­na­li­da­des”, afir­ma o di­re­tor.

“Pe­que­no Se­gre­do” apre­sen­ta a his­tó­ria de Kat (Mariana Gou­lart) a par­tir de três mu­lhe­res mar­can­tes de sua vi­da: a mãe bi­o­ló­gi­ca Je­an­ne (Ma­ria Flor), a mãe ado­ti­va He­loi­sa (Ju­lia Lem­mertz) e a avó pa­ter­na Bar­ba­ra (Fi­on­nu­la Fla­na­gan). A es­tran­gei­ra dis­pu­ta a gu­ar­da da me­ni­na, que nas­ceu com HIV e mor­reu aos 13 anos, em 2006.

“O mai­or de­sa­fio foi me dis­tan­ci­ar ao má­xi­mo pos­sí­vel pa­ra que o ir­mão não ‘atra­pa­lhas­se’ o di­re­tor. Mas eu ti­nha uma mo­ti­va­ção pes­so­al pa­ra is­so: re­a­li­zar o de­se­jo da Kat, que pla­ne­ja­va re­ve­lar sua his­tó­ria aos 14 anos. In­fe­liz­men­te, ela não con­se­guiu”, diz Schur­mann.

“Pe­di au­to­ri­za­ção pa­ra meus pais pa­ra con­tri­buir pa­ra a cons­ci­en­ti­za­ção em tor­no da do­en­ça, que ain­da me­re­ce aten­ção e cui­da­dos. Es­pe­ro que es­sa lin­da his­tó­ria de amor ins­pi­re as pes­so­as. Vi­ve­mos tem­pos amar­gos, de in­to­le­rân­cia. Ca­be a ca­da um de nós mu­dar es­se ce­ná­rio. ‘Pe­que­no Se­gre­do’ fa­la de amor in­con­di­ci­o­nal”, de­fen­de o di­re­tor, que se es­qui­va das po­lê­mi­cas po­lí­ti­cas em tor­no do fil­me.

“Is­so já es­tá su­pe­ra­do e o me­lhor des­sa his­tó­ria to­da é que as pes­so­as es­tão se sur­pre­en­den­do e re­co­nhe­cen­do as qua­li­da­des de ‘Pe­que­no Se­gre­do’. A obra co­me­ça a res­pon­der por si. Ela não pre­ci­sa de po­lê­mi­cas pa­ra se pro­mo­ver, ela fa­la por si só”, con­clui. ME­TRO RIO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Mariana Gou­lart en­car­na Kat, ir­mã ado­ti­va do di­re­tor Da­vid Schur­man­ne

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.