PF in­ves­ti­ga frau­de no BRT em Pal­mas

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Ain­da no pa­pel, a obra pa­ra a cons­tru­ção do BRT (Trans­por­te Rá­pi­do por Ôni­bus) em Pal­mas (TO) é suspeita de frau­de. A PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) de­fla­grou on­tem a ope­ra­ção No­so­tros, con­tra um es­que­ma que en­vol­via po­lí­ti­cos, em­pre­sá­ri­os e do­nos de ter­ra em To­can­tins, no Pa­ra­ná e em San­ta Ca­ta­ri­na.

A in­ves­ti­ga­ção re­ve­la que agen­tes pú­bli­cos te­ri­am pres­si­o­na­do em­pre­sá­ri­os a ce­der fai­xas de ter­ra lo­ca­li­za­das na ro­ta do trans­por­te pú­bli­co pa­ra imo­bi­liá­ri­as. Aque­les que se re­cu­sas­sem a par­ti­ci­par te­ri­am au­men­to na co­bran­ça de IPTU. Em um dos ca­sos, um em­pre­sá­rio foi ame­a­ça­do de que te­ria de pa­gar R$ 85 mi­lhões em im­pos­tos. Os imó­veis cons­truí­dos às mar­gens do cor­re­dor de ôni­bus te­ri­am mai­or va­lo­ri­za­ção.

Fo­ram cum­pri­dos 22 man­da­dos ju­di­ci­ais: 10 de con­du­ção co­er­ci­ti­va e 12 de bus­cas e apre­en­são nos três Es­ta­dos.

Au­to­ri­da­des Cha­ma­do a de­por, o pre­fei­to de Pal­mas, Carlos Amastha (PSB), es­tá em Bar­ce­lo­na, na Es­pa­nha. Reeleito, ele dis­se que não as­su­mi­rá o no­vo man­da­to se as in­ves­ti­ga­ções o des­men­ti­rem. “Não en­trei na po­lí­ti­ca pa­ra rou­bar”, dis­se.

Na casa do pre­fei­to, os agen­tes ti­ve­ram a ajuda de um cha­vei­ro pa­ra a abrir a porta e fo­ram apre­en­di­dos R$ 100 mil em di­nhei­ro.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Fi­nan­ças e o pro­cu­ra­dor-ge­ral do mu­ni­cí­pio, além de ser­vi­do­res pú­bli­cos, pres­ta­ram de­poi­men­to e fo­ram li­be­ra­dos.

No Pa­ra­ná, o es­cri­tó­rio de ar­qui­te­tu­ra do ex-go­ver­na­dor do Es­ta­do e ex-pre­fei­to de Cu­ri­ti­ba Jai­me Ler­ner foi al­vo de bus­cas.

O Ins­ti­tu­to Jai­me Ler­ner afir­mou que o úni­co pro­je­to fei­to em Pal­mas foi pa­ra o se­tor pri­va­do, sem re­la­ção com as obras do BRT. “Tra­tou-se de um pla­no de ocu­pa­ção fu­tu­ra pa­ra a área de ex­pan­são ur­ba­na”, jus­ti­fi­ca, em no­ta.

Se con­de­na­dos os acu­sa­dos po­dem res­pon­der por cor­rup­ção e as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa METRO BRA­SÍ­LIA

“Não vão en­con­trar um er­ro pro­po­si­tal nas li­ci­ta­ções da pre­fei­tu­ra. Na­da de­vo, na­da te­mo. Se en­con­tra­rem qual­quer evi­dên­cia con­trá­ria às mi­nhas afir­ma­ções, não to­ma­rei pos­se pa­ra o se­gun­do man­da­to. Não en­trei na po­lí­ti­ca pa­ra rou­bar.” CARLOS AMASTHA, PRE­FEI­TO REELEITO DE PAL­MAS (TO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.