Ter­re­mo­to dei­xa dois mor­tos na No­va Ze­lân­dia

Tre­mor de mag­ni­tu­de 7,8 atin­ge o país e ge­ra aler­ta de tsu­na­mi. On­das che­ga­ram a 2 me­tros

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Um for­te ter­re­mo­to atin­giu a re­gião cen­tral da No­va Ze­lân­dia lo­go após a meia-noi­te pe­lo ho­rá­rio lo­cal (9h de domingo em Bra­sí­lia), cau­san­do da­nos ge­ne­ra­li­za­dos e ge­ran­do um tsu­na­mi. Se­gun­do o Ser­vi­ço Ge­o­ló­gi­co dos Estados Unidos, o tre­mor te­ve mag­ni­tu­de 7,8 na es­ca­la Ri­ch­ter, mai­or do que o sis­mo de 22 de fe­ve­rei­ro de 2011, de 6,3, quan­do mor­re­ram 185 pes­so­as.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro da No­va Ze­lân­dia, John Key, afir­mou que o ter­re­mo­to fez du­as vítimas, mas de­ta­lhes das mor­tes ain­da es­ta­vam sen­do con­fir­ma­dos. A im­pren­sa lo­cal di­vul­gou que uma pes­soa mor­reu em Kai­kou­ra e que ou­tra te­ria so­fri­do um in­far­to tal­vez cau­sa­do pe­lo susto com o tre­mor.

Key dis­se que um he­li­cóp­te­ro mi­li­tar foi en­vi­a­do à ci­da­de cos­tei­ra Kai­kou­ra, um des­ti­no tu­rís­ti­co, pró­xi­ma ao epi­cen­tro do ter­re­mo­to, a apro­xi­ma­da­men­te 91 km ao nor­te de Ch­rist­crhu­ch, a mai­or ci­da­de de South Is­land, que ain­da es­tá se re­cu­pe­ran­do do ter­re­mo­to de 2011.

Mi­lha­res de pes­so­as dei­xa­ram su­as ca­sas na cos­ta les­te do país em di­re­ção a áre­as mais al­tas, após a De­fe­sa Ci­vil da No­va Ze­lân­dia emi­tir um aler­ta de tsu­na­mi, com pos­si­bi­li­da­de de on­das des­tru­ti­vas.

Após o ter­re­mo­to, um tsu­na­mi de dois me­tros atin­giu a Ilha Sul. “Ocor­reu um tsu­na­mi, a pri­mei­ra on­da che­gou à cos­ta nor­des­te da Ilha Sul”, in­di­cou o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa Ci­vil. De acor­do com au­to­ri­da­des lo­cais, fo­ram re­gis­tra­das on­das de um metro de al­tu­ra em North Can­ter­bury.

Mais tar­de, a ame­a­ça de tsu­na­mi foi re­bai­xa­da pa­ra ame­a­ça ma­ri­nha. Mes­mo as­sim, a re­co­men­da­ção da De­fe­sa Ci­vil lo­cal era pa­ra que mo­ra­do­res fi­cas­sem lon­ge das prai­as.

O ter­re­mo­to foi sen­ti­do em boa par­te do país. “A ca­sa in­tei­ra sa­cu­diu co­mo se fos­se uma co­bra, al­guns ob­je­tos es­pa­ti­fa­ram-se no chão e a ele­tri­ci­da­de foi cortada”, dis­se uma mo­ra­do­ra de Ta­ka­ka, em South Is­land, em en­tre­vis­ta a uma rá­dio lo­cal. METRO

| HAGEN HOPKINS/GETTY IMAGES

Pes­so­as dei­xam ca­sas e bus­cam abri­go

| HAGEN HOPKINS/GETTY IMAGES

Vi­dro e es­com­bros co­brem cal­ça­da na ca­pi­tal Wel­ling­ton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.