Ina­dim­plên­cia tem a me­nor al­ta des­de 2011

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O nú­me­ro de con­su­mi­do­res com con­tas atra­sa­das e re­gis­tra­dos nos ca­das­tros de ina­dim­plen­tes de­sa­ce­le­rou em ou­tu­bro, com uma al­ta de 0,21% na com­pa­ra­ção com o mes­mo mês de 2015, se­gun­do da­dos do SPC Bra­sil e da CNDL (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas). Tra­ta-se do me­nor avan­ço ob­ser­va­do pa­ra os me­ses de ou­tu­bro des­de 2011, iní­cio da atu­al sé­rie his­tó­ri­ca re­vi­sa­da.

Fren­te a se­tem­bro, hou­ve uma va­ri­a­ção ne­ga­ti­va de 0,60% na quan­ti­da­de de pes­so­as ina­dim­plen­tes.

Ape­sar do ce­ná­rio de aco­mo­da­ção da ina­dim­plên­cia, no acu­mu­la­do dos úl­ti­mos 12 me­ses, cer­ca de 1,1 mi­lhão de bra­si­lei­ros dei­xa­ram de pa­gar al­gu­ma con­ta e pas­sa­ram a fa­zer par­te das lis­tas de res­tri­ção ao cré­di­to. Atu­al­men­te são 58,7 mi­lhões de con­su­mi­do­res com o CPF ne­ga­ti­va­do. Is­so re­pre­sen­ta 39% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra adul­ta.

Se­gun­do o pre­si­den­te da CNDL, Ho­nó­rio Pi­nhei­ro, a me­nor va­ri­a­ção da ina­dim­plên­cia vem acon­te­cen­do por­que o con­su­mi­dor, no ge­ral, es­tá se en­di­vi­dan­do me­nos, se­ja pe­la que­da na con­fi­an­ça em cum­prir com os com­pro­mis­sos fi­nan­cei­ros no fu­tu­ro, se­ja pe­la mai­or res­tri­ção ao cré­di­to. “In­fe­liz­men­te, o ce­ná­rio não es­tá li­ga­do, por­tan­to, a uma me­lho­ria da ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to das con­tas”, diz. METRO

| TÂNIA RÊGO/ AGÊNCIA BRA­SIL

Con­su­mi­dor ne­go­cia dí­vi­das em fei­rão lim­pa no­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.